Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1070419
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Issue Date: 2017
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: ALVES, R. M.
EL-HUSNY, J. C.
RIBEIRO, A. da S.
BASTOS, A. J. R.
Additional Information: RAFAEL MOYSES ALVES, CPATU; JAMIL CHAAR EL HUSNY, CPATU; ARTUR DA SILVA RIBEIRO, UFRA/Bolsista CPATU; ABEL JAMIR RIBEIRO BASTOS, UFRA/Bolsista CPATU.
Title: Avaliação da produção e estimativa de parâmetros genéticos em genótipos de girassol no Nordeste do Estado do Pará.
Publisher: Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2017.
Pages: 30 p.
Series/Report no.: (Embrapa Amazônia Oriental. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 118).
Language: pt_BR
Keywords: Paragominas
Description: Esta pesquisa teve por objetivo promover a avaliação final de dois ensaios de girassol instalados no Nordeste do Estado do Pará e estimar parâmetros genéticos para auxiliar na seleção dos genótipos. Os experimentos foram conduzidos em campo, no Município de Paragominas, PA, na safra de 2016. No Ensaio Final de Primeiro Ano (EF01) foram avaliados nove genótipos de girassol, em delineamento experimental de blocos casualizados, com quatro repetições. Cinco genótipos tiveram bom comportamento produtivo no local do estudo e são passíveis de seleção. No segundo experimento, Ensaio Final de Segundo Ano (EF02), foram testados seis genótipos em delineamento idêntico ao do experimento anterior. Entretanto, o comportamento produtivo médio dos genótipos foi inferior ao primeiro experimento. Três genótipos (incluindo uma testemunha) se destacaram nesse ensaio e merecem ser avaliados em anos posteriores para novas observações. Nos dois experimentos, todas as variáveis apresentaram considerável variabilidade fenotípica, sendo a maior contribuição oriunda da variação genética. Isto revela excelentes possibilidades para a seleção nesses experimentos. As estimativas de herdabilidade de parcelas individuais no sentido amplo variaram de 28% a 78%, em que as maiores estimativas foram para rendimento de grãos. Isto confere segurança para a seleção dos genótipos. A produção de grãos esteve correlacionada negativamente com o ciclo reprodutivo e positivamente com o diâmetro do capítulo, indicando que são variáveis importantes para auxiliar na seleção de genótipos mais produtivos.
Thesagro: Girassol
Planta oleaginosa
Genótipo
Melhoramento genético vegetal
NAL Thesaurus: Genetically modified plants
Year: 2017-06-06
ISSN: 1983-0483
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BOLETIMPD118OnLine.pdf8,47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace