Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1069715
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Documentos (INFOTECA-E)
Date Issued: 2016
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: ARAUJO, L. S. de
SILVA, G. B. S. da
TORRESAN, F. E.
VICTORIA, D. de C.
VICENTE, L. E.
BOLFE, E. L.
MANZATTO, C. V.
Additional Information: LUCIANA SPINELLI DE ARAUJO, CNPMA; GUSTAVO BAYMA SIQUEIRA DA SILVA, CNPM; FABIO ENRIQUE TORRESAN, CNPM; DANIEL DE CASTRO VICTORIA, CNPTIA; LUIZ EDUARDO VICENTE, CNPMA; EDSON LUIS BOLFE, SIM; CELSO VAINER MANZATTO, CNPMA.
Title: Conservação da biodiversidade do Estado do Maranhão: cenário Atual em dados geoespaciais.
Publisher: Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente, 2016.
Pages: 29 p.
Series/Report no.: (Embrapa Meio Ambiente. Documentos, 108).
Language: pt_BR
Keywords: Zoneamento econômico.
Description: Dados espaciais sobre o estado do Maranhão foram compilados e produzidos pela Embrapa durante o macrozoneamento ecológicoeconômico do Estado. Neste trabalho, apresentamos parte dos resultados obtidos durante o diagnóstico de dados bióticos, que contemplam análises da situação de remanescentes de vegetação. No Estado, os biomas Cerrado (64% do Estado), Amazônia (35%) e Caatinga (1%) compõem um mosaico de paisagens ricas em biodiversidade. Com base na análise integrada de informações sobre as regiões fitoecológicas, biomas, unidades de conservação e áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade, identificamos que 76% do estado do Maranhão são considerados áreas de vegetação, principalmente Vegetação Secundária (26%), Savana (23%) e Floresta Sazonal Semidecidual (13%). Em relação à preservação dos remanescentes, embora 19% do Estado seja protegido por unidades de conservação, menos de 5% podem ser considerados áreas de proteção integral e estão localizadas fora do bioma amazônico e da Amazônia Legal. As áreas prioritárias de conservação, especialmente as de grau de importância extremamente alta, estão pouco representadas em unidades de conservação de proteção integral. A informação utilizada neste estudo permite caracterizar o cenário atual de conservação da biodiversidade no estado do Maranhão, orientando discussões sobre a integridade das unidades de conservação e a implantação de corredores ecológicos.
Thesagro: Planejamento rural
Biodiversidade
Zoneamento Ecológico.
NAL Thesaurus: Rural planning
Data Documento: 2017-05-17
ISSN: 1516-4691
Appears in Collections:Série Documentos (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SerieDocumentos108Luciana.pdf3,16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace