Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1066432
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2016
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: PIMENTA, M.
SOUZA, L. M. de
PIRES, C. S. S.
FONTES, E. M. G.
SILVA, J. P. da
MELO, L. A. M. P. de
MIRANDA, J. E.
SILVA, D. L. E.
SUJII, E. R.
Additional Information: MAYRA PIMENTA, INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE; LUCAS MACHADO DE SOUZA, Cenargen; CARMEN SILVIA SOARES PIRES, Cenargen; ELIANA MARIA GOUVEIA FONTES, Cenargen; JOSEANE PADILHA DA SILVA, Cenargen; LUIS ALBERTO MARTINS P DE MELO, Cenargen; JOSE EDNILSON MIRANDA, CNPA; DAVI LABOISSIERE EGIDIO SILVA, FUNDAÇÃO GOIÁS; EDISON RYOITI SUJII, Cenargen.
Title: Estruturas da paisagem que afetam a abundância do bicudo-do-algodoeiro.
Publisher: Brasília: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2016.
Pages: 25 p.
Series/Report no.: (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 318)
Language: pt_BR
Keywords: Distribuição espacial
Refúgio.
Description: A paisagem adjacente das áreas de cultivo pode influenciar as populações de insetos-praga, servindo como fonte de recurso alimentar e de refúgio. Neste trabalho, avaliamos o efeito das características da paisagem (uso do solo, complexidade e heterogeneidade ambiental) sobre a densidade do bicudo-do-algodoeiro, Anthonomus grandis. A ocorrência do bicudo-do-algodoeiro foi amostrada com o uso de armadilhas de feromônio no entorno de lavouras de algodoeiro localizadas nos municípios de Luziânia e Cristalina, Goiás, durante as safras de 2007 a 2014. Em cada safra, vinte pontos que representavam extremos de alta e baixa densidade de coleta de bicudos foram selecionados desde o período de plantio até 30 dias após a semeadura. Estes dados de amostragem foram associados a dados da paisagem obtidos por meio de técnicas de sensoriamento remoto em diferentes escalas espaciais, além de informações locais complementares sobre a paisagem coletadas em campo. Áreas de maior heterogeneidade da fisionomia ambiental e áreas de fitofisionomia de mata e vereda, nas escalas de 180 e 360 metros em torno da armadilha, estiveram correlacionadas positivamente com a densidade de coleta de bicudos. Estes locais devem constituir possíveis pontos de refúgio para a praga, fornecendo água e alimento e condições ambientais favoráveis à sua sobrevivência, além de serem possíveis rotas para entrada da praga na cultura. Estes dados poderão subsidiar a proposição de estratégias de manejo com aplicação localizada de produtos nas áreas de cultivo adjacentes que sejam mais eficazes para o controle da praga.
Thesagro: Sensoriamento remoto
Anthonomus Grandis.
NAL Thesaurus: Curculionidae.
Data Documento: 2017-03-07
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CENARGEN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
boletimdepesquisaedesenvolvimento318.pdf1,37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace