Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1066063
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2016
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: FIGUEIREDO, E. O.
OLIVEIRA, M. V. N. d'
LOCKS, C. J.
PAPA, D. de A.
Additional Information: EVANDRO ORFANO FIGUEIREDO, CPAF-Acre; MARCUS VINICIO NEVES D OLIVEIRA, CPAF-Acre; Charton Jahn Locks, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente; DANIEL DE ALMEIDA PAPA, CPAF-Acre.
Title: Estimativa do volume de madeira em pátios de estocagem de toras por meio de câmeras RGB instaladas em Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP).
Publisher: Rio Branco, AC: Embrapa Acre, 2016.
Pages: 39 p.
Series/Report no.: (Embrapa Acre. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 55).
Language: pt_BR
Keywords: Drone
Modelagem 3D
3D modeling
Modelado 3D
Câmera RGB
Wood storage
Almacenamiento de la madera
Dendrometry
Rio Branco (AC)
Acre
Amazônia Ocidental
Western Amazon
Amazonia Occidental
Dendometria
Serrerías
Biometrics
Troncos
Vehículos aéreos no tripulados.
Description: A utilização de câmeras fotográficas acopladas a aeronaves remotamente pilotadas (ARP) na engenharia consiste em uma alternativa de baixo custo para o mapeamento e modelagem 3D por meio de nuvens de pontos produzidas pelo processamento estereoscópico das ortofotos obtidas durante o voo. O objetivo deste trabalho foi avaliar e selecionar uma estratégia de plano de voo semiautônomo para fotogrametria usando uma câmera RGB acoplada a um ARP multirrotor (classe III), cujo produto é a obtenção de nuvens de pontos de alta densidade, visando à estimativa do volume de madeira em pátios de estocagem de toras. Foi testada a acurácia das estimativas de volume de 12 pilhas de toras de madeira, produzidas pelo processamento da nuvem de pontos de imagens obtidas em três diferentes altitudes (30, 40 e 50 metros) e overlap lateral de 80% a 90%, com o volume das pilhas medido em campo. Os contrates das médias dos tratamentos foram submetidos ao teste de Tukey (5%). Os erros de estimativa volumétrica dos três planos de voo oscilaram de 0,58% a 19,63%. Não houve diferença significativa entre os planos de voo de 30 e 40 metros, cujo erro médio por pilha de toras foi de 0,39 m3. Voos acima de 40 metros podem ser empregados desde que se eleve o overlap lateral e longitudinal para valores próximos de 90%.
Thesagro: Aerofotogrametria
Madeira
Tora
Serraria
Estocagem
Biometria
Dendrometria
Fotogrametria.
NAL Thesaurus: Photogrammetry
Unmanned aerial vehicles
Wood logs
Sawmills.
Data Documento: 2017-03-03
ISSN: 0101-5516
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
26266.pdf5,47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace