Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1065884
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Uva e Vinho - Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E)
Date Issued: 2016
Type of Material: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E)
Authors: AMBROSINI, V. G.
SORIANI, H. H.
ROSA, D. J.
TIECHER, T. L.
GIROTTO, E.
SIMÃO, G. D.
MELO, G. W. B. de
ZALAMENA, J.
BRUNETTO, G.
Additional Information: Vítor Gabriel Ambrosini; Hilda Hildebrand Soriani; Daniel José Rosa; Tadeu Luis Tiecher; Eduardo Girotto; Daniela Guimarães Simão; GEORGE WELLINGTON BASTOS DE MELO, CNPUV; Jovani Zalamena; Gustavo Brunetto.
Title: Impacto do excesso de cobre e zinco no solo sobre videiras e plantas de cobertura.
Publisher: In: MELO, G. W. B. de; ZALAMENA, J.; BRUNETTO, G.; CERETTA, C. A. Calagem, adubação e contaminação em solos cultivados com videiras. Bento Gonçalves, RS: Embrapa uva e Vinho, p. 91-110, 2016. (Embrapa uva e Vinho. Documentos, 100).
Language: pt_BR
Keywords: Parâmetros fisiológicos
Anatomia e morfologia de raízes
Vinhedo.
Description: Resumo - As frequentes aplicações de fungicidas com Cu ou Zn na composição em videiras têm causado o acúmulo desses metais pesados em solos de vinhedos. O Cu e Zn são micronutrientes que fazem parte de diversos compostos orgânicos e atuam em vários processos biológicos do organismo vegetal. No entanto, o excesso desses metais pesados no solo e, consequentemente, nos tecidos vegetais pode provocar sintomas de toxidez, como inibição da absorção de nutrientes, alteração em processos fisiológicos e bioquímicos, e danos na estrutura do sistema radicular, prejudicando o crescimento e o desenvolvimento das plantas. Em vinhedos do Sul do Brasil, os sintomas de toxidez por Cu e Zn têm sido observados em videiras jovens recém transplantadas e em plantas de cobertura do solo, como a aveia preta. A toxidez por esses metais pesados em videiras pode retardar o início do seu período produtivo, atrasando o estabelecimento das mudas no campo. Em plantas de cobertura do solo, a toxidez pode reduzir a biomassa ou mesmo causar a morte das plantas, deixando o solo descoberto e, assim, prejudicando a ciclagem de nutrientes e aumentando o potencial de erosão hídrica. Em função dessa problemática, este capítulo abordará a absorção, transporte e acúmulo de Cu e Zn em plantas, as consequências disso sobre os parâmetros fisiológicos, bioquímicos e sobre a estrutura do sistema radicular, com apresentação de resultados de pesquisas realizadas até o momento, especialmente no Sul do Brasil, e de perspectivas para estudos futuros. Palavras-chave: toxidez, estado nutricional, parâmetros fisiológicos, anatomia e morfologia de raízes, vinhedo.
Thesagro: UVA
Estado Nutricional
Toxidez.
Data Documento: 2017-03-03
Appears in Collections:Capítulo em livro técnico (CNPUV)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Impactodoexcessodecobreezinconosolosobrevideiraseplantasdecobertura.pdf345,99 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace