Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1065737
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Uva e Vinho - Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E)
Date Issued: 2016
Type of Material: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E)
Authors: BRUNETTO, G.
EDUARDO, D.
HILDA, R.
SORIANI, H.
CERETTA, C. A.
MELO, G. W. B. de
COUTO, R. R.
SILVA, L. O. S. da
GIROTTO, E.
LOURENZI, C. R.
COMIM, J. J.
LESSA, A. L.
Additional Information: Gustavo Brunetto; Danilo Eduardo; Rozane Hilda; Hildebrand Soriani; Carlos Alberto Ceretta; GEORGE WELLINGTON BASTOS DE MELO, CNPUV; Rafael Rosa Couto; Lincon Oliveira Stefanello da Silva; Eduardo Girotto; Cledimar Rogério Lourenzi; Jucinei José Comin; Arcângelo Loss Lessa.
Title: Adubação nitrogenada em videiras em produção na região Sul do Brasil.
Publisher: In: MELO, G. W. B. de; ZALAMENA, J.; BRUNETTO, G.; CERETTA, C. A. Calagem, adubação e contaminação em solos cultivados com videiras. Bento Gonçalves, RS: Embrapa uva e Vinho, p. 19-44, 2016. (Embrapa uva e Vinho. Documentos, 100).
Language: pt_BR
Keywords: Composição do mosto
Recuperação de N
Vitis vinifera L.
Description: Resumo -O teor de nitrogênio (N) mineral na maioria dos solos de vinhedos da região Sul do Brasil não supre a demanda das videiras em produção pelo nutriente. Por isso, quando definida a necessidade e a dose de N com base na análise do teor total de N em folhas ou pecíolos e na expectativa de produtividade, os fertilizantes nitrogenados são aplicados sobre a superfície do solo em vinhedos. Parte do N aplicado poderá ser absorvido pelas videiras, estimulando o crescimento e inteferindo na produtividade, incidência de doenças foliares e de cachos, bem como na composição do mosto e do seu vinho. Por isso, o N deve ser sempre aplicado com prudência, sem excessos, sempre seguindo as recomendações oficiais de adubação para a cultura. Porém, em muitas situações a videira absorve pouco do N aplicado, sendo necessárias estratégias para potencializar a recuperação do N pelas plantas, como fornecimento de doses adequadas e em períodos de maior demanda do nutriente pela planta, aplicação de fontes orgânicas de N e uso de plantas de cobertuta do solo para ciclagem do nutriente. No presente capítulo serão abordados sucintamente a dinâmica do N no solo, a sua absorção pelas plantas e, em seguida, a aplicação de N em vinhedos e o seu impacto na produtividade e na composição da uva. Em seguida, será discutida a aplicação foliar de N em videiras e as possíveis estratégias para reduzir as suas perdas em vinhedos.Palavras-chave:nitrogênio, produtividade, composição do mosto, recuperação de N, Vitis vinifera L.
Thesagro: Nitrogênio
Produtividade.
Data Documento: 2017-03-02
Appears in Collections:Capítulo em livro técnico (CNPUV)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AdubacaonitrogenadaemvideirasemproducaonaregiaoSuldoBrasil.pdf357,04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace