Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1065299
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2017
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: SANTOS, I. R. I.
SALOMAO, A. N.
MUNDIM, R. C.
Additional Information: IZULME RITA IMACULADA SANTOS, Cenargen; ANTONIETA NASSIF SALOMAO, Cenargen; ROSANGELA CALDAS MUNDIM, Cenargen.
Title: Procedimento para a criopreservação de sementes de Citrullus lanatus (Cucurbitaceae).
Publisher: Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2017.
Series/Report no.: (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 323)
Language: pt_BR
Description: Citrullus lanatus (Thumb.) Matsum. e Nakai (melancia), Cucurbitaceae, é uma trepadeira rastejante originária da região do deserto de Kalahari, na África. As sementes de melancia são classificadas como ortodoxas, uma vez que são tolerantes à desidratação e ao armazenamento em câmaras frias a -18°C. O objetivo deste trabalho foi testar a tolerância de sementes de melancia ao congelamento em nitrogênio líquido. Quatro amostras de vinte sementes com teor de água de 6,45% foram colocadas em criotubos, mergulhadas diretamente em nitrogênio líquido (-196ºC) e armazenadas por sete dias. Após este período, as sementes foram descongeladas e avaliadas por meio de testes de germinação, em que as sementes (4x20) foram semeadas em caixa Gerbox, sobre papel mata-borrão umedecido e incubadas a 25°C. Observou-se 100% de germinação das sementes criopreservadas e do controle. As plântulas obtidas apresentaram morfologia normal. Estes resultados indicam que o procedimento testado pode ser utilizado para a criopreservação de sementes de melancia.
Thesagro: Melancia
Citrullus Lanatus
Criopreservação.
Data Documento: 2017-02-23
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CENARGEN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
boletimdepesquisaedesenvolvimento323.pdf1,69 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace