Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1064915
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E)
Date Issued: 2016
Type of Material: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E)
Authors: CAMPOS, T. de
AZÊVEDO, H. S. F. da S.
OLIVEIRA, J. C. de
FERREIRA FILHO, J. A.
YOMURA, R. B. T.
SILVA, L. M. da
Additional Information: TATIANA DE CAMPOS, CPAF-Acre; Hellen Sandra Freires da Silva Azêvedo; Jônatas Chagas de Oliveira, Biólogo; Jaire Alves Ferreira Filho, Biólogo; RENATA BELTRAO TEIXEIRA YOMURA, CPAF-Acre; LUCIELIO MANOEL DA SILVA, CPAF-Acre.
Title: Protocolo para identificação de híbridos de amendoim forrageiro utilizando marcador molecular microssatélite.
Publisher: Rio Branco, AC: Embrapa Acre, 2016.
Pages: 29 p.
Series/Report no.: (Embrapa Acre. Documentos, 146).
Language: pt_BR
Keywords: Amendoim forrageiro
Forage peanut
Cacahuete forrajero
Marcador microssatélite
Genotipagem
Fitomejoramiento
Genotipificación
Marcadores genéticos.
Leguminosas forrajeras
Híbridos
Description: A pecuária na Amazônia representa uma cadeia produtiva importante para pequenos, médios e grandes produtores, uma vez que mais de 80% das áreas desmatadas são ocupadas por pastagens e cerca da metade delas encontra-se degradada ou em vias de degradação. A utilização de pastagens consorciadas pode ser uma alternativa de recuperação, manutenção da produtividade por um período maior e redução do tempo dos animais no pasto. Essa tecnologia tem sido amplamente defendida e utilizada pelos pecuaristas. A utilização do amendoim forrageiro em consórcio com gramíneas em pastagens tem mostrado resultados bastante significativos em relação ao aumento na rentabilidade e melhoria das condições do pasto. No entanto, ainda há baixa oferta de cultivares no mercado. No programa de melhoramento de amendoim forrageiro, a obtenção de novas cultivares pelo processo de hibridação depende da identificação das progênies recombinantes, que apresentam nova combinação genética, não herdada dos pais. A Embrapa Acre vem trabalhando com métodos convencionais de melhoramento associados à biologia molecular na área de marcadores. A aplicação de marcadores moleculares para identificação dos híbridos é fundamental para a certificação da origem genética das plantas. Assim, o objetivo deste documento é apresentar um protocolo completo de fácil compreensão para genotipagem com marcadores microssatélites visando identificação de progênies oriundas de cruzamentos controlados, de forma a difundir o procedimento metodológico e contribuir com o melhoramento genético dessa espécie.
Thesagro: Melhoramento genético vegetal
Leguminosa forrageira
Marcador molecular
Híbrido
NAL Thesaurus: Plant breeding
Forage legumes
Genetic markers
Hybrids
Genotyping
Arachis pintoi.
Data Documento: 2017-02-21
ISSN: 0104-9046
Appears in Collections:Folder / Folheto / Cartilha (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
26263.pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace