Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1063979
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2016
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: BERNARDINO, K. da C.
MENEZES, C. B. de
PASTINA, M. M.
SOUSA, S. M. de
GUIMARAES, C. T.
SOUZA, D. A. de
SCHAFFERT, R. E.
MAGALHAES, J. V. de
Additional Information: Karine da Costa Bernardino; CICERO BESERRA DE MENEZES, CNPMS; MARIA MARTA PASTINA, CNPMS; SYLVIA MORAIS DE SOUSA TINOCO, CNPMS; CLAUDIA TEIXEIRA GUIMARAES, CNPMS; Danuza Araújo de Souza, Bolsista; ROBERT EUGENE SCHAFFERT, CNPMS; JURANDIR VIEIRA DE MAGALHAES, CNPMS.
Title: Caracterização de uma população de recombinação ao acaso de sorgo para a tolerância ao alumínio e eficiência na utilização de fósforo.
Publisher: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2016.
Pages: 25 p.
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 148).
Language: pt_BR
Description: Por causa da crescente expansão do cultivo de sorgo em áreas do cerrado brasileiro, cujos solos são altamente intemperizados, resultando em baixo pH, deficiência de fósforo (P) e toxidez causada pelo alumínio (Al), torna-se necessário o desenvolvimento de cultivares adaptadas a essa condição. A tolerância ao Al em sorgo ocorre via exsudação de ácidos orgânicos ativada por Al nos ápices radiculares. Uma vez na rizosfera, o citrato forma um complexo estável com os íons Al3+, reduzindo os efeitos tóxicos do metal no sistema radicular. Ácidos orgânicos como o citrato podem também liberar o P adsorvido nas partículas do solo, facilitando a absorção pelas raízes. A Embrapa Milho e Sorgo gerou marcadores gene-específicos para o gene SbMATE, que codifica um transportador de citrato-ativado por Al, bem como para genes phosphorus starvation tolerance 1 em sorgo (SbPSTOL1), que codificam quinases associadas com maior desenvolvimento radicular e absorção de P em solos tropicais. Este trabalho teve como objetivo desenvolver e caracterizar uma população de recombinação ao acaso de sorgo para seleção de progênies tolerantes ao Al e eficientes na utilização de P, bem como estimar os efeitos de marcadores gene-específicos controlando essas características. Para esse fim, uma população de recombinação ao acaso de sorgo foi constituída com o uso de esterilidade genética (male sterility locus, Ms3/ms3), genotipada com marcadores gene-específicos para os genes SbMATE e SbPSTOL1 e fenotipada para características relacionadas à adaptação a solos ácidos. Os resultados indicam que a população apresenta variabilidade genética para os locos marcadores e variabilidade fenotípica para diferentes características relacionadas com adaptação a solos ácidos. Os resultados preliminares indicam que a população de recombinação é adequada, tanto para a estimativa dos efeitos dos marcadores quanto para a seleção de doadores para a futura confecção de híbridos adaptados ao cerrado brasileiro.
Thesagro: Genética
Sorghum bicolor
Marcador molecular
Mutação
Data Documento: 2017-02-14
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bol148.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace