Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1063609
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Milho e Sorgo - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 11-Fev-2017
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: MAGALHAES, J. V. de
PASTINA, M. M.
GAZAFFI, R.
MENEZES, C. B. de
ROSA, J. R. B. F.
GUIMARAES, C. T.
TARDIN, F. D.
SCHAFFERT, R. E.
GOMIDE, R. L.
ANDRADE, C. de L. T. de
ALBUQUERQUE, P. E. P. de
BASTOS, E. A.
CARDOSO, M. J.
Informaçães Adicionais: JURANDIR VIEIRA DE MAGALHAES, CNPMS; MARIA MARTA PASTINA, CNPMS; Rodrigo Gazaffi, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz; CICERO BESERRA DE MENEZES, CNPMS; João R. Bachega F. Rosa, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz; CLAUDIA TEIXEIRA GUIMARAES, CNPMS; FLAVIO DESSAUNE TARDIN, CNPMS; ROBERT EUGENE SCHAFFERT, CNPMS; REINALDO LUCIO GOMIDE, CNPMS; CAMILO DE LELIS TEIXEIRA DE ANDRADE, CNPMS; PAULO EMILIO PEREIRA DE ALBUQUERQUE, CNPMS; EDSON ALVES BASTOS, CPAMN; MILTON JOSE CARDOSO, CPAMN.
Título: Escaneamento genômico para tolerância à seca em sorgo.
Edição: 2016
Fonte/Imprenta: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2016.
Páginas: 22 p.
Série: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 152).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Mapeamento.
Conteúdo: O sorgo é adaptado a ambientes extremos onde estresses abióticos como a seca limitam a produção de grãos e de biomassa, como nas vastas regiões do Cerrado brasileiro. Por ser usado como alimento básico em regiões do mundo onde a produção de alimentos é ainda um desafio, o aumento da tolerância à seca em sorgo é importante para a segurança alimentar global, particularmente em um cenário de mudanças climáticas. Além disso, como o genoma do sorgo é menor e menos duplicado, em comparação com gramíneas como o milho e a cana-de-açúcar, o sorgo pode ser utilizado para elucidar os determinantes genéticos da tolerância à seca em outras espécies. Neste trabalho, o mapeamento associativo em escala genômica foi utilizado para a identificação de regiões genômicas associadas com características relacionadas com a tolerância à seca em dois ambientes, em Janaúba (MG) e em Teresina (PI). Um total de 265.587 marcadores SNP foram testados para associações com diferentes características em um painel de sorgo com 243 acessos. As estimativas de herdabilidade foram moderadas a altas e a redução máxima na produção de grãos causada pelo estresse de seca foi de 57% em Teresina. Os testes de associação com um modelo incorporando simultaneamente estrutura populacional e a matriz de relacionamento revelaram vários SNPs associados com diferentes característas, alguns dos quais foram estáveis entre ambientes.
Thesagro: Genética
Sorghum bicolor
Resistência a seca
Genoma.
Ano de Publicação: 2016
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bol152.pdf2,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace