Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1063608
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Issue Date: 2016
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: SANTOS, F. C. dos
MAY, A.
SANTOS, M. de S.
ALBUQUERQUE FILHO, M. R. de
PASSOS, A. M. A. dos
CRUZ, S. C. B. da
Additional Information: FLAVIA CRISTINA DOS SANTOS, CNPMS; ANDRE MAY, CNPMS; Michelli de Souza dos Santos, Bolsista; MANOEL RICARDO DE ALBUQUERQUE FILHO, CNPMS; ALEXANDRE MARTINS ABDAO DOS PASSOS, CNPMS; Samara Cristiele Barros da Cruz, Estagiária.
Title: Doses e fontes de nitrogênio em sorgo biomassa cultivado em áreas de reforma de canavial.
Publisher: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2016.
Pages: 26 p.
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 146).
Language: pt_BR
Keywords: Fertilização
Description: A busca por fontes alternativas e sustentáveis para geração de energia é mandatória frente ao aumento de demanda e diminuição de oferta energética mundial. Neste estudo objetivou-se avaliar os efeitos de doses e fontes de nitrogênio sobre o sorgo biomassa cultivar BRS 716, em área de reforma de canavial. Foram instalados dois experimentos em Guaíra-SP: um em sistema de preparo convencional do solo sem a presença da palha de cana e o outro sob plantio direto, na presença de palha. O delineamento experimental foi de blocos casualizados, com quatro repetições, em esquema fatorial 2 x 4 (duas fontes de N - ureia e nitrato de amônio; e quatro doses de N - 0, 80, 160 e 240 kg ha-1). Avaliaram-se atributos agronômicos e a produtividade de biomassa do sorgo na colheita. Não se observou interação significativa para os fatores estudados. Contudo, houve efeito de dose nas variáveis estudadas, com ajuste quadrático para altura de plantas, produtividade de biomassa da matéria fresca e seca por planta e por hectare, e ajuste linear para diâmetro do colmo e porcentagem de matéria seca. A fonte nitrato de amônio gerou a maior produtividade de massa fresca das plantas. As maiores alturas de plantas e rendimento de biomassa fresca e seca foram observadas no preparo convencional do solo. Recomenda-se a dose de 180 kg ha-1 de N utilizando-se o nitrato de amônio como fonte nitrogenada para a otimização da produção do sorgo biomassa.
Thesagro: Sorgo
Bioenergia
Plantio direto
Fertilidade do solo
Year: 2017-02-11
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bol146.pdf2,32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace