Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1063414
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Milho e Sorgo - Documentos (INFOTECA-E)
Data do documento: 2016
Tipo do Material: Documentos (INFOTECA-E)
Autoria: MAGALHÃES, B. G.
ANDRADE, C. de L. T. de
SILVA, P. P. G. da
LOPES, D. de C.
MELO, B. F. de
GARCIA Y GARCIA, A.
GONTIJO NETO, M. M.
Informaçães Adicionais: Bruna Gomes Magalhães, Bolsista; CAMILO DE LELIS TEIXEIRA DE ANDRADE, CNPMS; Priscila Ponciana Gomes da Silva, Estagiária; Daniela de Carvalho Lopes, Professora Adjunta, Universidade Federal de São João del Rei; Bruno Ferreira de Melo, Estagiário; Axel Garcia y Garcia, Professor Adjunto, University of Minnesota; MIGUEL MARQUES GONTIJO NETO, CNPMS.
Título: Avaliação, empregando modelagem, de estratégias de manejo para incrementar a produtividade de milho na segunda safra.
Fonte/Imprenta: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2016.
Páginas: 28 p.
Série: (Embrapa Milho e Sorgo. Documentos, 204).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Modelagem
Conteúdo: O cultivo de milho na safrinha em condições de sequeiro pode ser afetado pelas incertezas climáticas. Algumas alternativas para atenuar esses efeitos são: a manutenção de palhada na superfície do solo e a utilização de plantas com sistema radicular mais profundo. O estudo teve como objetivo avaliar, empregando simulação, o efeito de diferentes combinações de palhada na superfície do solo, com diferentes profundidades de sistema radicular, e de doses de adubação nitrogenada na produtividade do milho safrinha em Rio Verde-GO. Utilizou-se a ferramenta de análise sazonal do modelo CSM-CERES-Maize para simular cenários de combinação entre as profundidades de sistema radicular (0,30; 0,50 e 0,70 m) e as quantidades de palhada de soja sobre na superfície do solo (0 t; 3,5 e 5,0 t ha-1). Adicionalmente, para cada combinação de sistema radicular e palhada, simularam-se dois cenários de fertilização, sendo um considerando alta dose de nitrogênio e outro com a dose recomendada para safrinha. O aprofundamento do sistema radicular e a manutenção de quantidades maiores de palhada na superfície do solo favoreceram maior produtividade de grãos. A estratégia de manejo combinando o sistema radicular concentrado nos 0,70 m do perfil do solo e uma quantidade de 5 t ha-1 de palhada é a melhor alternativa para incremento de produtividade nos cenários com baixa e alta dose de nitrogênio. Para o cenário de dose elevada de nitrogênio, embora a variabilidade interanual seja grande, os valores medianos da produtividade são também mais elevados, em comparação com o cenário de baixa dose de nitrogênio.
Thesagro: Safrinha
Zea mays
Plantio direto
Sistema radicular
Ano de Publicação: 2017-02-10
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
doc204.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace