Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1063377
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2016
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: ALMEIDA, C. N. S.
SANTOS, F. C. dos
MARRIEL, I. E.
GOMES, E. A.
FREITAS, A.
PAIVA, C. A. de O.
Additional Information: Cássia Naiara Soares Almeida, Estagiária; FLAVIA CRISTINA DOS SANTOS, CNPMS; IVANILDO EVODIO MARRIEL, CNPMS; ELIANE APARECIDA GOMES, CNPMS; Adenilson Freitas, Emater; CHRISTIANE ABREU OLIVEIRA PAIVA, CNPMS.
Title: Adubação organomineral em associação com microrganismos solubilizadores de fósforo no milheto.
Publisher: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2016.
Pages: 38 p.
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 147).
Language: pt_BR
Description: As atividades agropecuárias geram grande quantidade de resíduos e, em alguns casos, provocam sérios problemas para o meio ambiente, como ocorre com a cama de frango. O aproveitamento desses resíduos pode ser realizado por meio da compostagem, gerando uma fonte alternativa de adubação fosfatada quando este composto é misturado com uma fonte mineral, como as rochas. Como na agricultura altas doses de P precisam ser adicionadas ao solo por meio de fertilizantes sintéticos solúveis, suprir essa demanda fazendo uso de fertilizantes organominerais, adicionados de microrganismos solubilizadores de fósforo (MSP), é contribuir para a sustentabilidade agrícola. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da inoculação de microrganismos em adubos organominerais provenientes de resíduos agrícolas e rochas fosfatadas sobre o crescimento de milheto. Para isso foram cultivadas plantas de milheto em dois cultivos suscessivos, na Embrapa Milho e Sorgo, adubados com composto organomineral inoculados ou não com MSP em doses crescentes de 30 a 90 g vaso-1. Após o plantio foram coletadas amostras de solo para análises químicas e biológicas, e também parte aérea e raiz para determinação de massa seca. A inoculação de microrganismos solubilizadores de P pulverizado no plantio resultou em maior crescimento de plantas de milheto, maior extração de nutrientes e maior disponibilidade de P no solo. No segundo cultivo, ocorreu aumento da atividade microbiana nos tratamentos que receberam organomineral com adição de microrganismos no plantio, evidenciando o potencial de utilização destes microrganismos em associação com rochas fosfatadas como alternativa ao uso de fertilizantes convencionais.
Thesagro: Microbiologia do solo
Fertilizante
Inoculante
Data Documento: 2017-02-09
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bol147.pdf2,88 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace