Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1062947
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2016
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: SOUZA, L. M. de
SANTOS, J. P. C. R.
SOUSA, A. A. T. C. de
FONTES, E. M. G.
PIRES, C. S. S.
SUJII, E. R.
VENZON, M.
TOGNI, P. H. B.
Additional Information: LUCAS MACHADO DE SOUZA, Cenargen; JOÃO PAULO CAPELLA RIBEIRO SANTOS, bolsista, CENARGEN; ALEX ANTONIO TORRES CORTES DE SOUSA, Cenargen; ELIANA MARIA GOUVEIA FONTES, Cenargen; CARMEN SILVIA SOARES PIRES, Cenargen; EDISON RYOITI SUJII, Cenargen; MADELAINE VENZON, EPAMIG; PEDRO HENRIQUE BRUM TOGNI, UNIP.
Title: Fatores de mortalidade de ninfas da mosca-branca em tomateiros orgânicos e convencionais no Distrito Federal.
Publisher: Brasília: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2016.
Pages: 34 p.
Series/Report no.: (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 321)
Language: pt_BR
Keywords: Agroecologia
Manejo de pragas
Serviços ecossistêmicos.
Description: A mosca-branca Bemisia tabaci é um importante herbívoro considerado praga-chave do tomateiro. Essa espécie é capaz de causar prejuízos severos à cultura devido aos danos diretos (sucção da seiva) e indiretos (transmissão de um complexo de viroses). Evidências recentes sugerem que a ação de inimigos naturais pode ser um dos principais fatores de mortalidade, contribuindo significativamente para o controle da praga em campo. Os objetivos deste estudo foram: identificar e comparar os principais fatores de mortalidade de ninfas da mosca-branca entre os sistemas de cultivo orgânico e convencional de tomate no Distrito Federal; e avaliar a abundância e riqueza dos inimigos naturais da mosca-branca e a densidade dos adultos da praga, bem como suas relações com as práticas de manejo adotadas nos diferentes sistemas de produção. Foram estabelecidos coortes verticais (a partir dos adultos de mosca-branca de criação em laboratório) em 20 plantas de cada propriedade e observados os fatores de mortalidade que agiram sobre as ninfas durante o terceiro e quarto instar. A densidade de moscas-brancas adultas e a abundância e riqueza de seus inimigos naturais foram obtidas a partir de armadilhas adesivas amarelas instaladas nos tomateiros. As maiores taxas de mortalidade das ninfas de mosca-branca foram observadas nas propriedades orgânicas. A predação foi identificada como o fator-chave de mortalidade das populações, porém o parasitismo, o parasitoidismo, o desalojamento e outros fatores não identificados contribuíram, em conjunto com a predação, para o controle das ninfas nos sistemas orgânicos. A abundância e riqueza de espécies de inimigos naturais também foi maior em sistemas orgânicos do que nos convencionais; entretanto, houve semelhança na densidade populacional de adultos de mosca-branca nos diferentes sistemas. Sugerimos que a maior disponibilidade de habitats e recursos para os inimigos naturais, bem como práticas menos perturbadoras nas propriedades orgânicas, podem estar contribuindo para a conservação e estruturação da comunidade de inimigos naturais da mosca-branca.
Thesagro: Inimigo natural
Bemisia Tabaci.
Data Documento: 2017-02-07
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CENARGEN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
boletimdepesquisaedesenvolvimento321.pdf2,58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace