Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1061732
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorDELIZA, R.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, D. R. C. de
dc.contributor.authorROSENTHAL, A.
dc.contributor.authorGIMÉNEZ, A.
dc.contributor.authorARES, G.
dc.date.accessioned2023-05-09T12:49:15Z-
dc.date.available2023-05-09T12:49:15Z-
dc.date.created2017-01-25
dc.date.issued2016
dc.identifier.citationRio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2016.
dc.identifier.issn0103-5231
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1061732-
dc.descriptionO design do rótulo de um alimento pode ter um impacto maior sobre a disposição dos consumidores para comprá-lo do que os aspectos funcionais. Neste contexto, o objetivo do presente trabalho foi avaliar as diferenças entre os produtos convencionais e funcionais observadas através do rótulo, utilizando o leite probiótico como estudo de caso, por meio da medida da atividade dos olhos e tarefas de detecção de mudanças pelo método eye-tracking. Os rótulos foram elaborados variando: tipo de produto (leite probiótico vs. leite), marca (Probio vs. Lactobio), alegação de saúde (com vs. sem) e o tipo de microrganismo (Lactobacillus acidophilus vs Bifidobacterium bifidum). Sessenta participantes completaram oito tarefas de detecção de mudança, correspondendo às quatro mudanças de cada um dos dois fundos do rótulo (Fundo A: para induzir associações relacionadas ao leite e à natureza, e Fundo B: para gerar expectativas de saúde e bem-estar). O tempo da detecção da mudança foi significativamente afetado pelo tipo de mudança, fundo do rótulo e a interação entre as duas variáveis (p<0.010). Em ambos os fundos (A e B), o tempo de detecção da mudança e a contagem de fixação foram significativamente maiores para o tipo de microrganismo em relação às outras áreas de interesse, sugerindo que esta mudança foi a mais difícil de ser detectada. O fundo A aumentou a captura de atenção da marca, tipo de produto e alegação de saúde em relação ao fundo B. As informações fornecidas nos rótulos dos alimentos funcionais desempenham um papel importante para diferenciá-los de suas contrapartes convencionais. Os resultados do presente trabalho mostraram que a atenção dos consumidores para áreas de interesse específicas nos rótulos diminui quando a densidade de informações aumenta, sugerindo que as alegações de saúde devem ser escritas o mais concisas possível para garantir que os consumidores as processem totalmente.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Agroindústria de Alimentos. Comunicado Técnico, 215).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAlimentos funcionais
dc.subjectRótulo
dc.subjectProbióticos
dc.subjectPesquisa com consumidor
dc.subjectAtenção visual
dc.subjectDetecção de mudanças
dc.titleAtenção visual e detecção de mudanças em rótulos de alimentos funcionais.
dc.typeFolhetos
dc.format.extent27 p.
riaa.ainfo.id1061732
riaa.ainfo.lastupdate2023-05-09
dc.contributor.institutionROSIRES DELIZA, CTAA; Denize Cristine Rodrigues de Oliveira, UFRJ; AMAURI ROSENTHAL, CTAA; Ana Giménez, Universidad de la República, Montevideo, Uruguai; Gastón Ares, Universidad de la República, Montevideo, Uruguai.
Aparece en las colecciones:Comunicado Técnico (CTAA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CT-215-atencao-visual.pdf1.48 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace