Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1061203
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pecuária Sudeste - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 2016
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: ZAFALON, L. F.
ESTEVES, S. N.
FIM JUNIOR, G. A.
SANTANA, R. C. M.
Informaçães Adicionais: LUIZ FRANCISCO ZAFALON, CPPSE; SERGIO NOVITA ESTEVES, CPPSE; Guilherme Aparecido Fim Júnior, UNESP; RAUL COSTA MASCARENHAS SANTANA, CPPSE.
Título: Alterações inflamatórias infecciosas da glândula mamária de ovelhas de diferentes grupos genéticos.
Fonte/Imprenta: São Carlos, SP: Embrapa Pecuária Sudeste, 2016.
Páginas: 21 p.
Série: (Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 39)
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Ovinos
Mastite infecciosa.
Conteúdo: O presente estudo objetivou avaliar a frequência de casos de mastite subclínica em ovinos puros das raças Santa Inês, Dorper, Texel e Ile de France em duas épocas diferentes. O trabalho experimental foi realizado em um rebanho formado por 407 ovelhas, localizado na Embrapa Pecuária Sudeste em São Carlos, São Paulo. Amostras de leite foram colhidas no início da lactação e após o desmame, em duas parições consecutivas, para confirmação da etiologia infecciosa da doença por meio de análises microbiológicas e para a determinação da contagem de células somáticas. O California Mastitis Testis (CMT) foi realizado para o diagnóstico preliminar da mastite. Estafilococos coagulase-negativos foram os agentes etiológicos com maior ocorrência, exceto no período do desmame de junho a outubro de 2014, quando Streptococcus spp. foram mais frequentes. A raça Santa Inês apresentou maior ocorrência de mastite subclínica (p<0,05). A predominância de estafilococos coagulasenegativos no rebanho, independentemente da raça estudada, aponta que esses micro-organismos são prevalentes na etiologia infecciosa da mastite ovina. Dentre as raças estudadas, as ovelhas Dorper, Texel e Ile de France não apresentaram diferenças entre sim com relação à ocorrência da doença, porém apresentaram ocorrência de mastite inferior à raça Santa Inês.
Thesagro: Leite.
Ano de Publicação: 2017-01-19
ISSN: 1981-2078
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Boletim392.pdf10,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace