Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1061080
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Gado de Corte - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Issue Date: 2016
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: RESENDE, R. M. S.
VALLE, C. B. do
RESENDE, M. D. V. de
MEDEIROS, S. R. de
SILVA, A. S.
RAGALZI, C. de M.
JANK, L.
BARRIOS, S. C. L.
SANTOS, M. F.
Additional Information: ROSANGELA MARIA SIMEAO RESENDE, CNPGC; CACILDA BORGES DO VALLE, CNPGC; MARCOS DEON VILELA DE RESENDE, CNPF; SERGIO RAPOSO DE MEDEIROS, CNPGC; ADRIANE SCHIO SILVA; CELINA DE MEDEIROS RAGALZI; LIANA JANK, CNPGC; SANZIO CARVALHO LIMA BARRIOS, CNPGC; MATEUS FIGUEIREDO SANTOS, CNPGC.
Title: Melhoramento de Brachiaria ruziziensis Germain & Evrard (sin. Urochloa ruziziensis) autotetraploide: resultados da avaliação genética de subpopulações, progênies e indivíduos.
Publisher: Brasília, DF: Embrapa, 2016.
Pages: 30 p.
Series/Report no.: (Embrapa Gado de Corte. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 37).
Language: pt_BR
Keywords: Modelo misto
Parâmetros genéticos
Produção forrageira
Description: A gramínea forrageira Brachiaria ruziziensis autotetraploide é um componente importante dos programas de melhoramento de Brachiaria. O foco do melhoramento dessa espécie é o aumento do rendimento de biomassa e dos seus atributos associados à qualidade forrageira, com a finalidade de hibridizar com espécies apomíticas. As avaliações do rendimento de sementes são também essenciais na seleção de indivíduos viáveis reprodutivamente e na multiplicação de cultivares híbridas para que atendam as demandas do mercado de sementes. As informações sobre a associação entre os componentes relacionados ao florescimento e à produção de sementes, além do modo de herança desses caracteres, ainda são escassas na literatura científica, para essa e outras espécies de gramíneas forrageiras. Cinquenta e nove progênies de meios-irmãos de sete subpopulações foram avaliadas experimentalmente para 21 caracteres relacionados à produção de biomassa, qualidade nutricional, fenologia do florescimento e produção de sementes. Os caracteres foram analisados pela metodologia de modelos mistos.
Thesagro: Brachiaria
Gramínea forrageira
Gramínea tropical
Teste de progênie
Year: 2017-01-18
ISSN: 1983-9715
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPGC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MelhoramentodeBrachiariaruziziensisGermain.pdf4 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace