Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1056227
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pesca e Aquicultura - Outras publicações técnicas (INFOTECA-E)
Date Issued: 2016
Type of Material: Outras publicações técnicas (INFOTECA-E)
Authors: PEDROZA FILHO, M. X.
MUÑOZ, A. E. P.
RODRIGUES, A. P. O.
REZENDE, F. P.
LIMA, A. F.
MATAVELI, M.
Additional Information: MANOEL XAVIER PEDROZA FILHO, CNPASA; ANDREA ELENA PIZARRO MUNOZ, CNPASA; ANA PAULA OEDA RODRIGUES, CNPASA; FABRICIO PEREIRA REZENDE, CNPASA; ADRIANA FERREIRA LIMA, CNPASA; MARCELA MATAVELI, CNPASA.
Title: Panorama da cadeia produtiva do pirarucu.
Publisher: Brasília, DF: CNA, 2016.
Pages: 4 p.
Series/Report no.: (CNA. Boletim ativos da aquicultura, 8).
Language: pt_BR
Keywords: Arapaimas gigas.
Description: O pirarucu (Arapaimas gigas) é um peixe nativo da bacia Amazônica e apresenta enorme potencial para a piscicultura devido à sua rusticidade, crescimento acelerado - alcançando de 7 a 10 quilos em um ano -, além de respiração aérea obrigatória, característica que confere menor risco nas fases finais de produção quando as concentrações de oxigênio A cadeia produtiva do pirarucu está concentrada no estado de Rondônia, cuja produção representa 94% do total cultivado no país. O forte crescimento da produção em Rondônia se deve a incentivos concedidos pelo governo estadual e, também, pelas grandes empresas privadas de processamento de pescado. Em 2008, a região Norte contava com 118 unidades produtivas de engorda de pirarucu e 14 unidades produtivas de formas jovens de pirarucu (reprodução). Entre os anos de 2012 e 2013, a Embrapa realizou um levantamento de processos produtivos e tecnologias em uma amostra de pisciculturas que produziam a espécie na água de cultivo costumam ficar mais baixas.
Thesagro: Peixe
Cadeia produtiva
Pirarucu.
Data Documento: 2016-11-11
Appears in Collections:Outras publicações (CNPASA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CNPASA2016baa.pdf1,68 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace