Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1056081
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Documentos (INFOTECA-E)
Date Issued: 2016
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: BORGHI, E.
RESENDE, A. V. de
GONTIJO NETO, M. M.
SANTANA, D. P.
SOUSA, G. F. de
SILVA, M. A.
SOUZA, C. H. E. de
Additional Information: EMERSON BORGHI, CNPMS; ALVARO VILELA DE RESENDE, CNPMS; MIGUEL MARQUES GONTIJO NETO, CNPMS; DERLI PRUDENTE SANTANA, CNPMS; Gustavo Ferreira de Sousa; Maila Adriely Silva; Carlos Henrique Eiterer de Souza, Centro Universitário de Patos de Minas-UNIPAM.
Title: Sistemas de cultivo de soja e milho na região do Alto Paranaíba-MG e resultados de avaliações na safra 2014/15.
Publisher: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2016.
Pages: 48 p.
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Documentos, 200).
Language: pt_BR
Keywords: Productivity
Description: A região do Alto Paranaíba compõe uma das dez regiões de planejamento do Estado de Minas Gerais, pertencendo à Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Grande parte deste crescimento de área e de produção de soja e milho segunda safra se deve aos avanços tecnológicos nestas duas culturas, especialmente na última década. Nesta região, predominam lavouras de uso intensivo de tecnologias, onde as altas produtividades têm sido obtidas pela da utilização de grandes quantidades de insumos, especialmente fertilizantes e defensivos para o controle de pragas e doenças, acarretando aumentos no custo da produção e preocupações com o meio ambiente. O controle químico de insetos-praga e doenças nas lavouras da região é cada vez mais complexo, e mesmo os técnicos mais experientes necessitam de uma melhor capacitação no tema. É conveniente que o manejo agronômico da cultura seja feito agregando as práticas culturais, de forma que as interações entre elas possam reduzir o uso de insumos e de energia, com menor agressão ao meio ambiente e à saúde humana, ao invés de adotar um pacote principalmente que preconiza a utilização indiscriminada de produtos químicos, muitas vezes utilizados em datas preestabelecidas, sem um monitoramento que aponte para tal necessidade. Esta publicação é fruto de um projeto em parceria entre a Embrapa Milho e Sorgo, o Sindicato Rural de Patos de Minas e o Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM. Os autores agradecem o empenho dos produtores das fazendas Marinheiro, Manabuiu e Lanhosos para que os resultados fossem alcançados, e espera-se com esta publicação que todos os setores ligados ao agronegócio da região do Alto Paranaíba possam se beneficiar das informações contidas neste Documento.
Thesagro: Zea mays
Glycine max
Produtividade
NAL Thesaurus: Soybeans
Corn
Data Documento: 2016-11-09
Appears in Collections:Série Documentos (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
doc200.pdf2,2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace