Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1055938
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2016
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: COSTA, R. V. da
SIMON, J.
ALMEIDA, R. E. M. de
SILVA, D. D. da
COTA, L. V.
CAMPOS, L. J. M.
Additional Information: RODRIGO VERAS DA COSTA, CNPMS; JONES SIMON, CNPASA; RODRIGO ESTEVAM MUNHOZ DE ALMEIDA, CNPASA; DAGMA DIONISIA DA SILVA, CNPMS; LUCIANO VIANA COTA, CNPMS; LEONARDO JOSE MOTTA CAMPOS, CNPSO.
Title: Avaliação de cultivares de milho em diferentes épocas de plantio no Estado do Tocantins.
Publisher: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2016.
Pages: 22 p.
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 139).
Language: pt_BR
Description: O Estado do Tocantins desponta como polo agrícola do Brasil. Em 2016, ele contribuiu com mais de 1,2 milhões de hectares cultivados e com uma produção superior a três milhões de toneladas de grãos, dentre as quais a soja e o milho ocupam lugar de destaque. Um dos principais fatores de sucesso no cultivo do milho safrinha é a escolha correta das cultivares a serem utilizadas em cada região. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o comportamento de cultivares de milho, semeadas em duas épocas de semeadura na região central do Estado do Tocantins. Os plantios foram realizados em 3 e 25/02/2014. Foram avaliadas 11 cultivares de milho nas duas épocas de plantio. As parcelas foram constituídas por quatro linhas de 5 metros, com espaçamento de 0,5 m entre linhas. Ao final do ciclo, foram determinados peso médio de espiga (PME), peso total de espigas (PTE), número de fileiras por espiga (NFE), número de grãos por fileira (NGF), peso de 1.000 grãos (PMG), umidade dos grãos (UG), peso total de grãos (PTG) e doenças foliares. Os materiais mais produtivos foram o AS1596 PRO e AG7088 PRO. O plantio de milho safrinha no Tocantins deve ser realizado o mais cedo possível, após a retirada da soja plantada no verão, preferencialmente até a primeira quinzena do mês de fevereiro, uma vez que o desempenho da maioria das cultivares foi melhor na primeira época de plantio.
Thesagro: Zea mays
Variedade
Safrinha
NAL Thesaurus: Varieties
Data Documento: 2016-11-07
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bol139.pdf2,45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace