Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1055733
Title: Aspectos bio-ecológicos dos peixes associados à macrófitas aquáticas na Baía Tuiuiú, Rio Paraguai, Pantanal Sul.
Authors: RESENDE, E. K. de
FERREIRA, L. K. S. G.
MÔNACO, I. de A.
CRUZ, L. W. da S.
Affiliation: EMIKO KAWAKAMI DE RESENDE, CPAP; LESLIE KELY SCALAS GALVARRO FERREIRA, Prefeitura Municipal de Corumbá; ISABELLE DE ALMEIDA MÔNACO, Consultoria Socioambiental Ltda; LEID WELD DA SILVA CRUZ, Berna, Suíça.
Date Issued: 2016
Citation: Corumbá: Embrapa Pantanal, 2016.
Pages: 23 p.
Description: O estudo foi realizado para se entender as relações entre as macrófitas aquáticas e os peixes que ocorrem associados a elas. A área de estudo foi a Baía Tuiuiú, meandro abandonado do Rio Paraguai, próximo à cidade de Corumbá, MS. Para tanto, de outubro de 2005 a dezembro de 2007, foram realizadas amostragens bimestrais de peixes, macrófitas aquáticas e organismos associados a elas, bem como parâmetros de qualidade de água. Foram encontradas 85 espécies de peixes, cujas estratégias de vida foram analisadas em termos de alimentação, reprodução e abrigo contra predadores ou mesmo para local de reprodução. As dietas alimentares dos peixes variaram de herbívoras, insetívoras, detritívoras, zooplanctófagas e ictiófagas a dietas mistas de insetos, zooplâncton e peixes. A maioria das espécies de peixes ocorrentes associadas a macrófitas aquáticas são residentes que não realizam migrações para reprodução; algumas dessas espécies apresentam cuidados com a prole.
Thesagro: Peixe
Habito alimentar
Nutrição animal
Ecologia
Dieta
Qualidade da Água.
NAL Thesaurus: Fish
Fish nutrition
Series/Report no.: (Embrapa Pantanal. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 130).
ISSN: 1981-7215
Language: pt_BR
Type of Material: Folhetos
Access: openAccess
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BP130.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace