Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1054658
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agropecuária Oeste - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Issue Date: 2016
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: GARCIA, R. A.
SUTIER, G. A. da S.
Additional Information: RODRIGO ARROYO GARCIA, CPAO; GUILHERME AFONSO DA SILVA SUTIER, GRADUANDO EM AGRONOMIA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS, DOURADOS, MS.
Title: Alelopatia de sorgo-sacarino na soja cultivada em sucessão.
Publisher: Dourados: Embrapa Agropecuária Oeste, 2016.
Pages: 31 p.
Series/Report no.: (Embrapa Agropecuária Oeste. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 74).
Language: pt_BR
Keywords: Crescimento radicular
Agroenergia
Sorgoleone
Root
Growth.
Description: Os resíduos do sorgo-sacarino, pela liberação de substâncias alelopáticas, podem afetar negativamente o desenvolvimento da cultura em sucessão. Nesse contexto, objetivou-se avaliar os efeitos dos resíduos de duas cultivares de sorgo-sacarino na soja Semeada em sucessão, em função de intervalos para semeadura após o manejo do sorgo. O experimento foi conduzido em casa de vegetação na Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados, MS, em vasos com capacidade de 14 litros. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2x4, com quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos por duas cultivares de sorgo (BRS 506 e BRS 511) e quatro intervalos para semeadura da soja após manejo da gramínea (0, 3, 6 e 9 dias). As plantas de sorgo foram cultivadas por 65 dias após a emergência. Vasos adicionais foram cultivados para determinação dos teores de sorgoleone no solo, raízes e parte aérea. Após o corte da parte aérea, homogeneização dos resíduos e disposição no mesmo vaso, procedeu-se a semeadura da soja (BRS 388 RR), que foi cultivada até a fase inicial de florescimento. Avaliouse a produção de fitomassa e a taxa fotossintética da parte aérea da soja. Quanto ao sistema radicular, determinou-se a matéria seca e parâmetros morfológicas (diâmetro médio, comprimento, número de bifurcações e número de ramificações das raízes) por digitalização com scanner. Os resíduos das cultivares BRS 506 e BRS 511 de sorgo-sacarino prejudicaram o desenvolvimento da soja. As constatações também foram detectadas por sintomas visuais. Porém, a BRS 506 teve maior influência na atividade fotossintética e arquitetura do sistema radicular da leguminosa. Isso pode estar relacionado aos maiores teores de sorgoleone nessa cultivar no momento do corte das plantas. Nove dias de intervalo entre o manejo do sorgo e a semeadura da soja em sucessão são suficientes para diminuir os efeitos negativos no crescimento da soja.
Thesagro: Palhada.
NAL Thesaurus: bioenergy
straw.
Year: 2016-10-14
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BP7420161.pdf517,86 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace