Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1054445
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pesca e Aquicultura - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2016
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: SILVA, A. P. da
LIMA, A. F.
RODRIGUES, A. P. O.
MACIEL, P. O.
PEDROZA FILHO, M. X.
Additional Information: ADRIANO PRYSTHON DA SILVA, CNPASA; ADRIANA FERREIRA LIMA, CNPASA; ANA PAULA OEDA RODRIGUES, CNPASA; PATRICIA OLIVEIRA MACIEL, CNPASA; MANOEL XAVIER PEDROZA FILHO, CNPASA.
Title: Fórum de produtores como ferramenta de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento local: o caso da piscicultura familiar no centro-oeste do Tocantins.
Publisher: Palmas: Embrapa Pesca e Aquicultura, 2016.
Pages: 23 p.
Series/Report no.: (Embrapa Pesca e Aquicultura. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 10).
Language: pt_BR
Keywords: Tocantins
Piscicultura familiar
Description: O objetivo desse estudo foi analisar os benefícios e os desafios da manutenção de fóruns e sua contribuição para o desenvolvimento da piscicultura no Tocantins. Uma iniciativa de pesquisa da Embrapa gerou uma oportunidade de conhecer a realidade produtiva e sugerir um caminho sustentável da piscicultura. Dentre as ações da pesquisa, um fórum foi criado para manter o diálogo sobre o tema e ajustar as demandas dos piscicultores. A manutenção do fórum favoreceu o rompimento dos padrões centralizadores de gestão e proporcionou uma oportunidade para os piscicultores exercitarem novos valores e condutas, ajustados a uma nova realidade de desenvolvimento da piscicultura e aprendizagem nos processos de governança. Por outro lado, a busca de melhorias passa necessariamente pela (i) capacidade dos piscicultores em articular o diálogo com as instituições afins para que as demandas da piscicultura sejam atendidas, (ii) diminuição da dependência institucional de projetos externos que resulta em uma menor vulnerabilidade e maior dinamismo da atividade e (iii) a consideração de aspectos históricos, culturais e antropológicos do público-alvo. Apesar de haver um maior grau de cooperação entre os piscicultores, ainda se está aquém do desejado. O desbalanço gradual entre os interesses dos piscicultores e a resolução das demandas, assim como a falta de apoio de instituições fundamentais no processo de desenvolvimento da piscicultura, vem contribuindo para o enfraquecimento da atividade e consequentemente, desestimulando a participação em fóruns. A gestão e o desenvolvimento regional da piscicultura dependem ainda das ações governamentais de fomento diante do cenário político e institucional favorável no Tocantins.
Thesagro: Piscicultura
Desenvolvimento pesqueiro
Produtor
Data Documento: 2016-10-11
ISSN: 2358-6273
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPASA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CNPASA2016bpd10.pdf1,99 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace