Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1052859
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Livro técnico (INFOTECA-E)
Date Issued: 2016
Type of Material: Livro técnico (INFOTECA-E)
Authors: ALBUQUERQUE, N. I. de
DIAS, H. L. T.
GUIMARÃES, D. A. de A.
PENDU, Y. Le.
GARCIA, A. R.
KAHWAGE, P. R.
CARDOSO, D. de L.
SILVA, S. do S. B. da
SELIGMANN, I. C. A.
Additional Information: NATALIA INAGAKI DE ALBUQUERQUE, CPATU; HILMA LÚCIA TAVARES DIAS, UFPA; DIVA ANÉLIA DE ARAÚJO GUIMARÃES, UFPA; YVONNICK LE PENDU, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA; ALEXANDRE ROSSETTO GARCIA, CPPSE; PRISCILA REIS KAHWAGE, UFPA; DEISE DE LIMA CARDOSO, UFPA; SULEIMA DO SOCORRO DASTOS DA SILVA, UFPA; IGOR CHAMON ASSUNÇÃO SELIGMANN, Parque Mangal das Garças.
Title: Criação de caititus em cativeiro: sistema intensivo de produção na Amazônia Oriental.
Publisher: Brasília, DF: Embrapa, 2016.
Pages: 108 p.
Language: pt_BR
Keywords: Caititus.
Description: A presente publicação objetiva disponibilizar a produtores rurais, estudantes e técnicos orientações a respeito de métodos apropriados de produção de caititus em cativeiro, a fim de oferecer uma fonte de proteína e/ou de renda opcional para os produtores rurais e uma alternativa à caça, que junto com o desmatamento pode levar à diminuição da abundância de espécies na Amazônia. Os animais estudados foram mantidos em um criatório científico implantado na Embrapa Amazônia Oriental, registrado no Ibama, em Belém, PA, sob protocolo de número Ibama 1501.5219/2011, sendo 12 baias de 21 m2 e 12 de 30 m2 e uma de 450 m2. Os primeiros 12 animais chegaram em 1998, oriundos de Uruará, PA, em seguida os grupos reprodutivos foram formados e, após 2 a 3 anos, o plantel se estabeleceu com a média de 100 a 150 animais. Os métodos relatados são oriundos de resultados de pesquisa gerados pelos autores da presente publicação juntamente com alunos de ensino médio, graduação e pós-graduação, além de parceiros de projetos de pesquisa de instituições diversas dentro e fora do Brasil. Os estudos se resumem na biologia reprodutiva, comportamento, sanidade, nutrição e manejo do caititu em cativeiro. Espera-se com isto que os resultados possam gerar conhecimento sobre a produção dessa fonte alternativa de renda ao produtor da Amazônia.
Thesagro: Animal Selvagem
Criação em Cativeiro
Produção Animal.
NAL Thesaurus: Amazonia.
Data Created: 2016-09-14
ISBN: 978-85-7035-609-3
Appears in Collections:Livro técnico (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LivroCaititusAINFO.pdf3,42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace