Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1051104
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Arroz e Feijão - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2016
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: MITSUZONO, S. T.
LANNA, A. C.
CARVALHO, M. A. de F.
Additional Information: SUZY TAEKO MITSUZONO, graduanda UFG; ANNA CRISTINA LANNA, CNPAF; MILENE ALVES DE FIGUEIREDO CARVALHO, SAPC.
Title: Deficiência hídrica induzida por PEG-6000 em plântulas de feijoeiro comum.
Publisher: Santo Antônio de Goiás: Embrapa Arroz e Feijão, 2016.
Pages: 22 p.
Series/Report no.: (Embrapa Arroz e Feijão. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 44).
Language: pt_BR
Keywords: Condição controlada de crescimento
Description: Deficiência hídrica ocasiona alterações morfofisiológicas em plantas como mecanismos de sobrevivência e/ou adaptação ao ambiente. Objetivou-se padronizar metodologia de seleção de genótipos de feijoeiro comum, em fase inicial de desenvolvimento, para tolerância à deficiência hídrica, sob condicionamento osmótico induzido por polietileno glicol-6000 (PEG-6000). Para isso, foram cultivados genótipos de feijoeiro comum, BAT 477, Pérola e Olathe Pinto, com características contrastantes para tolerância à deficiência hídrica, em meio contendo PEG-6000 nas concentrações de 20, 40, 60, 80 e 100 kg m-3. Para indução do estresse, plântulas com o primeiro par de folhas simples completamente expandido (estádio V2) foram expostas à substância PEG-6000 e, ao sexto dia após aplicação, foram submetidas à avaliação dos atributos morfológicos e fisiológicos. Os resultados obtidos mostraram que a concentração de 40 kg m-3 de PEG-6000 simulou a deficiência hídrica e que os atributos morfofisiológicos relativos à área foliar, taxas fotossintética e transpiratória foram os que mais contribuíram para indicar características de tolerância à deficiência hídrica em plântulas de feijoeiro comum. A técnica de seleção de genótipos de feijoeiro comum mais tolerantes à deficiência hídrica induzida por PEG-6000 é viável e pode contribuir com o programa de melhoramento genético desta espécie.
Thesagro: Feijão
Phaseolus vulgaris
Deficiência hídrica
Seleção genótipa
Variação genética
Resistência a seca
Data Documento: 2016-08-17
ISSN: 1678-9601
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPAF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CNPAF2016bpd44.pdf573,12 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace