Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1050235
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Issue Date: 2016
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: OLIVEIRA, S. A. S. de
SILVA, M. A. da
RANGEL, M. A. S.
SANTOS, V. da S.
RINGENBERG, R.
OLIVEIRA, E. J. de
Additional Information: SAULO ALVES SANTOS DE OLIVEIRA, CNPMF; MARCONDES ARAUJO DA SILVA; MARCO ANTONIO SEDREZ RANGEL, CNPMF; VANDERLEI DA SILVA SANTOS, CNPMF; RUDINEY RINGENBERG, CNPMF; EDER JORGE DE OLIVEIRA, CNPMF.
Title: Metodologia para avaliação da resistência da mandioca à bacteriose, antracnose e superalongamento.
Publisher: Cruz das Almas, BA : Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2016.
Pages: 21 p.
Series/Report no.: (Embrapa Mandioca e Fruticultura. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 78).
Language: pt_BR
Description: A mandioca (Manihot esculenta Crantz) é o principal alimento básico nos países em desenvolvimento e fonte de matéria-prima para a indústria de farinha, amido e etanol. Entretanto, existem várias restrições fitossanitárias à produção de mandioca, specialmente às doenças da parte aérea como a bacteriose (CBB), causada por Xanthomonas axonopodis pv. manihotis , a antracnose (CAD) (Colletrotrichum gloeosporioides f.sp. manihotis) e o superalongamento (SED) (Sphaceloma manihoticola). Para a geração de cultivares resistentes, metodologias mais eficientes para a seleção se fazem necessárias, especialmente quando se pretende avaliar um grande número de genótipos simultaneamente. O objetivo deste trabalho foi propor modificações em escalas arbitrárias, comumente utilizadas na seleção para resistência a CBB, CAD e SED, viabilizando a avaliação de grande número de genótipos. Um total de 50 genótipos (47 híbridos e três variedades comerciais) foi avaliado com base em escalas de doença propostas na literatura em comparação às escalas modificadas propostas no trabalho. Para todas as comparações, correlações positivas entre a média de cinco plantas e a taxa máxima da doença foram encontradas. Em conclusão, o procedimento de avaliação aqui proposto é eficiente e suporta a seleção de plantas com resistência múltipla, podendo ser usado para grande número de genótipos e em curto espaço de tempo.
Thesagro: Mandioca
Doença de planta
NAL Thesaurus: Cassava
Year: 2016-08-04
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
boletim78.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace