Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1046525
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Documentos (INFOTECA-E)
Date Issued: 2016
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: AMARAL, E. F. do
BARDALES, N. G.
NEGREIROS, J. R. da S.
ARAÚJO, E. A. de
Additional Information: EUFRAN FERREIRA DO AMARAL, CPAF-Acre; Nilson Gomes Bardales, bolsista DCR do CNPq/Fapac, Embrapa Acre; JACSON RONDINELLI DA S NEGREIROS, CPAF-Acre; Edson Alves de Araújo, Secretaria de Estado de Agropecuária do Acre.
Title: Zoneamento pedoclimático da Pimenta-Longa (Piper hispidinervum) e Pimenta-de-Macaco (Piper aduncum) no Estado do Acre.
Publisher: Rio Branco: Embrapa Acre, 2016.
Pages: 44 p.
Series/Report no.: 0104-9046
Language: pt_BR
Keywords: Zoneamento pedoclimático
Pimenta-de-macaco
Safrol
Dilapiol.
Description: O Estado do Acre está inserido no Bioma Amazônia e encontra-se localizado na Amazônia Sul-Ocidental. Faz fronteiras com os estados do Amazonas e Rondônia, no Brasil, e os departamentos de Madre de Dios, no Peru, e Pando, na Bolívia, o que lhe confere uma importância geopolítica considerável no que se refere às alternativas de uso da terra promissoras e à gestão efetiva de seu território, como base de um processo de mudança de paradigma de desenvolvimento. A pimenta-longa (Piper hispidinervum) e a pimenta-de-macaco (P. aduncum) são espécies nativas da Amazônia com grande potencial para plantio em áreas já convertidas para exploração de óleos essenciais que podem ser utilizados como defensivos agrícolas, produção de cosméticos e também para uso medicinal, representando um componente importante no contexto da bioeconomia a partir da estruturação de uma cadeia produtiva dessa espécie nativa e endêmica da região, com potencial de ganhos ambientais, sociais e econômicos significativos. O planejamento de uso e ocupação do território deve contemplar necessariamente o conhecimento detalhado dos seus recursos pedológicos e de clima para permitir a conservação das áreas frágeis e o manejo adequado daquelas com maior potencial para uso agropecuário. Dessa forma o zoneamento pedoclimático é um instrumento de gestão territorial inteligente que permite auxiliar o processo de desenvolvimento regional. Este trabalho representa um avanço do conhecimento territorial do Acre uma vez que constitui uma base para estabelecimento de projetos, programas, políticas e apoia a implantação da cadeia da pimenta-longa e da pimenta-de-macaco em estratégias integradas de valorização dos recursos naturais, melhoria de qualidade, redução do desmatamento e incentivos aos serviços ambientais. Além disso, é uma referência para técnicos, gestores, professores e produtores na construção de políticas públicas e na ocupação racional do Estado do Acre.
Thesagro: Óleo Essencial
Pimenta Longa
Piper Hispidinervum.
NAL Thesaurus: Piper aduncum.
Data Documento: 2016-06-07
ISSN: (Embrapa Acre. Documentos, 144).
Appears in Collections:Série Documentos (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
26053.pdf5,31 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace