Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1044682
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Issue Date: 2016
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: OLIVEIRA, E. R. M. de
GIRARDI, E. A.
PASSOS, O. S.
SOARES FILHO, W. dos S.
Additional Information: ELDES REINAN MENDES DE OLIVEIRA; EDUARDO AUGUSTO GIRARDI, CNPMF; ORLANDO SAMPAIO PASSOS, CNPMF; WALTER DOS SANTOS SOARES FILHO, CNPMF.
Title: Polinização cruzada para ampliação da produção de sementes do porta-enxerto híbrido de citros trifoliolado HTR-051.
Publisher: Cruz das Almas, BA: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2016.
Pages: 24 p.
Series/Report no.: (Embrapa Mandioca e Fruticultura. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 77).
Language: pt_BR
Description: O Programa de Melhoramento Genético de Citros da Embrapa Mandioca e Fruticultura vem gerando diversos híbridos com potencial de lançamento de variedade como porta-enxerto. Contudo, a baixa formação de sementes em alguns destes híbridos pode limitar sua multiplicação comercial. O efeito da polinização cruzada foi avaliado sobre a produção de sementes em plantas matrizes do porta-enxerto híbrido de citros trifoliado HTR-051 em Cruz das Almas-BA. A polinização do híbrido HTR-051 foi necessária para resultar em maior fixação de frutos, com melhores resultados observados com autopolinização ou polinização cruzada com laranjeira ?Hamlin? e citrange ?Argentina?. A polinização cruzada resultou em maior número de sementes por fruto, especialmente empregando-se como polinizadora a laranjeira ?Hamlin?. A espécie ou variedade polinizadora influenciou no número de embriões formados por semente do híbrido HTR-051.
Thesagro: Laranja
Polinização
Porta enxerto
NAL Thesaurus: Citrus
Year: 2016-05-09
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
boletimdepesquisa77.pdf1,69 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace