Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1041835
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Algodão - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Issue Date: 2015
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: CARVALHO, J. M. F. C.
MONTEIRO, F. K. da S.
SANTOS, J. W. dos
Additional Information: JULITA MARIA FROTA CHAGAS CARVALHO, CNPA; FERNANDA KALINA DA SILVA MONTEIRO; JOSÉ WELLINGTON DOS SANTOS.
Title: Indução de embriões somáticos na cultivar de amendoim BRS Pérola Branca.
Publisher: Campina Grande: Embrapa Algodão, 2015.
Series/Report no.: (Embrapa Algodão. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 97).
Language: pt_BR
Keywords: Ácido naftaleno acético
Embriogênese somática
Description: O amendoim (Arachis hypogaea L.), pertencente à família Fabaceae, é uma espécie anual conhecida por possuir em sua composição química proteínas de alto valor nutricional, ser uma oleaginosa comestível, relacionada diretamente com a alimentação humana e também por poder ser utilizada por indústrias de conservantes, oleoquímicas e na produção de biodiesel. A multiplicação in vitro de plantas, por meio da embriogênese somática, é um processo vantajoso no que diz respeito ao armazenamento de propágulos por criopreservação. O presente estudo objetivou induzir a embriogênese somática direta em embriões zigóticos da cultivar BRS Pérola Branca e analisar o efeito dos reguladores de crescimento na indução dos mesmos, para definir o melhor tratamento para regeneração. Foram considerados como fonte de explantes eixos embrionários, os quais foram excisados das sementes e desinfestados em uma solução de hipoclorito de sódio a 2,5% de cloro ativo, adicionando-se uma gota de tween-20 para cada 100 mL de solução. Os explantes foram inoculados em placa de Petri contendo sais de MS (Murashige e Skoog, 1962), suplementado com vitamina do meio B5 (Gamborg et al., 1968) e duas concentrações (15 mg.L-1 e 35 mg.L-1) de cada um dos reguladores de crescimento 2,4D diclorofenoxiacético (2,4D), ácido naftaleno acético (ANA) e 2-isopentenil (2iP), de acordo com os tratamentos estipulados. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado em esquema fatorial 3 x 2 + 1, sendo três reguladores de crescimento (2,4-D, ANA e 2iP), duas concentrações (15 mg.L-1 e 35 mg.L-1) + 1 testemunha, com dez repetições e dez explantes por placa de Petri. A partir da análise de variância realizada, verificaram-se diferenças significativas a 5% de probabilidade pelo Teste F, onde o tratamento com ANA mostrou-se mais eficiente na indução de embriões somáticos, com média de 2,93. Contudo, o regulador de crescimento 2iP não se mostrou eficaz na indução, pelo fato de inibir o crescimento de células competentes para a embriogênese somática.
Thesagro: Amendoim
Arachis hypogaea
Cultura de tecido
Year: 2016-03-28
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Inducaodeembrioessomaticos.pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace