Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1039620
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Issue Date: 2015
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: CALDERANO FILHO, B.
POLIVANOV, H.
CALDERANO, S. B.
CHAGAS, C. da S.
CARVALHO JUNIOR, W. de
BARROSO, E. V.
DONAGEMMA, G. K.
BHERING, S. B.
PEREIRA, N. R.
Additional Information: BRAZ CALDERANO FILHO, CNPS; HELENA POLIVANOV, UFRJ; SEBASTIAO BARREIROS CALDERANO, CNPS; CESAR DA SILVA CHAGAS, CNPS; WALDIR DE CARVALHO JUNIOR, CNPS; EMÍLIO VELOSO BARROSO, UFRJ; GUILHERME KANGUSSU DONAGEMMA, CNPS; SILVIO BARGE BHERING, CNPS; NILSON RENDEIRO PEREIRA, CNPS.
Title: Avaliação da aptidão agroecológica das terras de paisagens montanhosas da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.
Publisher: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2015.
Pages: 47 p.
Series/Report no.: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 254).
Language: pt_BR
Keywords: Planejamento de uso da terra
Unidades ambientais
Planejamento ambiental
Description: A avaliação do potencial agrícola fornece informações relevantes para subsidiar o planejamento do uso das terras. O objetivo deste trabalho foi aplicar um conjunto de procedimentos para a avaliação do potencial agroecológico das terras em uma área montanhosa na região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, ocupada por pequenos produtores rurais, em regime de agricultura familiar. Foram considerados, na avaliação agroecológica, informações de solos, geomorfologia, litologia, rede de drenagem, estrutura fundiária, uso e cobertura vegetal, declividade e unidades ambientais, extraídas de estudos anteriores. Essas informações foram incorporadas a um banco de dados desenvolvido no SIG e associadas com informações socioeconômicas de pluviosidade e áreas de proteção legal e, a partir dessas informações, avaliou-se a aptidão agroecológica por unidades ambientais delimitadas. O modelo de aptidão agroecológica considerado envolve a indicação de uso, manejo e sugestão de alternativas sustentáveis de utilização das terras com menor índice de agressão ao meio ambiente, de forma a incrementar a qualidade ambiental sem descuidar da integridade das terras. A metodologia usada foi adequada ao planejamento de áreas de relevo movimentado, pois, onde se identificou a ocorrência de compartimentos mais frágeis e problemáticos em função dos solos, da declividade, da suscetibilidade aos processos erosivos e ao maior grau de fragilidade ambiental, estes se encaixaram nas classes de aptidão inapta, restrita, preservação ambiental ou áreas de recomposição de matas.
Thesagro: Aptidão agrícola
Planejamento agrícola
Year: 2016-03-04
ISSN: 1678-0892
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BPD254AvaliacaoAptidaoSerranaRJ.pdf4,16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace