Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1039563
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2015
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: CHAGAS, C. da S.
CARVALHO JUNIOR, W. de
PEREIRA, N. R.
BHERING, S. B.
CALDERANO FILHO, B.
FONSECA, O. O. M. da
PINHEIRO, H. S. K.
MUSELLI, A.
JEUNE, W.
Additional Information: CESAR DA SILVA CHAGAS, CNPS; WALDIR DE CARVALHO JUNIOR, CNPS; NILSON RENDEIRO PEREIRA, CNPS; SILVIO BARGE BHERING, CNPS; BRAZ CALDERANO FILHO, CNPS; OSÓRIO OSCAR MARQUES DA FONSECA, PREFEITURA DE TANGUÁ; HELENA SARAIVA KOENOW PINHEIRO, UFRRJ; ALEXANDRE MUSELLI, UFRRJ; WESLY JEUNE, UFRRJ.
Title: Levantamento de reconhecimento de alta intensidade dos solos das bacias hidrográficas dos rios Guapi-Macacu e Caceribu.
Publisher: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2015.
Pages: 147 p.
Series/Report no.: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 257).
Language: pt_BR
Keywords: Modelo digital de elevação
Description: O presente estudo refere-se ao levantamento dos solos da bacia hidrográfica dos rios Guapi-Macacu e Caceribu, Estado do Rio de Janeiro, que abrange uma área aproximada de 2.072 km2, realizado em nível de reconhecimento de alta intensidade de acordo com as normas preconizadas pela Embrapa Solos, com a utilização de geotecnologias e técnicas de mapeamento digital. Consiste na caracterização dos solos visando contribuir para o planejamento do uso e ocupação das terras de forma racional e sustentável. Como material básico, utilizou-se cartas topográfica do IBGE na escala de 1:50.000, que foram empregadas para geração de um modelo digital de elevação (MDE), tendo ainda o apoio de imagens do sensor TM do satélite Landsat 5 de 2011 e imagens Alos de 2007. Os resultados apresentados neste relatório técnico, além de permitir uma visão geral sobre as principais características ambientais da área, contém todos os critérios utilizados para distinção e classificação dos solos e uma descrição das principais classes de solos da bacia estudada, cuja distribuição espacial é representada em um mapa na escala 1:50.000. Este mapa é constituído por 51 unidades de mapeamento, que compõem uma legenda de identificação dos solos, individualizados até o quinto nível categórico, seguido das fases de vegetação, relevo e, para solos pouco evoluídos, substrato geológico. As principais classes de solos identificadas foram: Argissolos Amarelos, Argissolos Vermelho e Argissolos Vermelho- Amarelos; Latossolos Amarelos, Latossolos Vermelhos e Latossolos Vermelho-Amarelos; Cambissolos Háplicos, Neossolos Litólicos e Neossolos Regolíticos; Luvissolos Crômicos; e Nitossolos Háplicos, que predominam nas áreas de relevo degradacionais, enquanto nas áreas de relevo de agradação (baixadas) ocorrem os Gleissolos Tiomórficos, Gleissolos Sálicos, Gleissolos Melânicos e Gleissolos Háplicos; Neossolos Flúvicos; Planossolos Háplicos; e Organossolos.
Thesagro: Reconhecimento do solo
Bacia hidrográfica
Mapa
Data Documento: 2016-03-03
ISSN: 1678-0892
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BPD257LevantamentoReconhBHGuapiMacacu.pdf8,45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace