Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1039563
Título: Levantamento de reconhecimento de alta intensidade dos solos das bacias hidrográficas dos rios Guapi-Macacu e Caceribu.
Autoria: CHAGAS, C. da S.
CARVALHO JUNIOR, W. de
PEREIRA, N. R.
BHERING, S. B.
CALDERANO FILHO, B.
FONSECA, O. O. M. da
PINHEIRO, H. S. K.
MUSELLI, A.
JEUNE, W.
Afiliação: CESAR DA SILVA CHAGAS, CNPS; WALDIR DE CARVALHO JUNIOR, CNPS; NILSON RENDEIRO PEREIRA, CNPS; SILVIO BARGE BHERING, CNPS; BRAZ CALDERANO FILHO, CNPS; OSÓRIO OSCAR MARQUES DA FONSECA, PREFEITURA DE TANGUÁ; HELENA SARAIVA KOENOW PINHEIRO, UFRRJ; ALEXANDRE MUSELLI, UFRRJ; WESLY JEUNE, UFRRJ.
Ano de publicação: 2015
Referência: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2015.
Páginas: 147 p.
Conteúdo: O presente estudo refere-se ao levantamento dos solos da bacia hidrográfica dos rios Guapi-Macacu e Caceribu, Estado do Rio de Janeiro, que abrange uma área aproximada de 2.072 km2, realizado em nível de reconhecimento de alta intensidade de acordo com as normas preconizadas pela Embrapa Solos, com a utilização de geotecnologias e técnicas de mapeamento digital. Consiste na caracterização dos solos visando contribuir para o planejamento do uso e ocupação das terras de forma racional e sustentável. Como material básico, utilizou-se cartas topográfica do IBGE na escala de 1:50.000, que foram empregadas para geração de um modelo digital de elevação (MDE), tendo ainda o apoio de imagens do sensor TM do satélite Landsat 5 de 2011 e imagens Alos de 2007. Os resultados apresentados neste relatório técnico, além de permitir uma visão geral sobre as principais características ambientais da área, contém todos os critérios utilizados para distinção e classificação dos solos e uma descrição das principais classes de solos da bacia estudada, cuja distribuição espacial é representada em um mapa na escala 1:50.000. Este mapa é constituído por 51 unidades de mapeamento, que compõem uma legenda de identificação dos solos, individualizados até o quinto nível categórico, seguido das fases de vegetação, relevo e, para solos pouco evoluídos, substrato geológico. As principais classes de solos identificadas foram: Argissolos Amarelos, Argissolos Vermelho e Argissolos Vermelho- Amarelos; Latossolos Amarelos, Latossolos Vermelhos e Latossolos Vermelho-Amarelos; Cambissolos Háplicos, Neossolos Litólicos e Neossolos Regolíticos; Luvissolos Crômicos; e Nitossolos Háplicos, que predominam nas áreas de relevo degradacionais, enquanto nas áreas de relevo de agradação (baixadas) ocorrem os Gleissolos Tiomórficos, Gleissolos Sálicos, Gleissolos Melânicos e Gleissolos Háplicos; Neossolos Flúvicos; Planossolos Háplicos; e Organossolos.
Thesagro: Reconhecimento do solo
Bacia hidrográfica
Mapa
Palavras-chave: Modelo digital de elevação
Série: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 257).
ISSN: 1678-0892
Tipo do Material: Livros
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BPD257LevantamentoReconhBHGuapiMacacu.pdf8,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace