Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1038506
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2015
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: MORGANTE, C. V.
MARTINS, A. da C. Q.
SILVA, A. K.
OLIVEIRA, T. N. de
GUIMARAES, P. M.
BRASILEIRO, A. C. M.
Additional Information: CAROLINA VIANNA MORGANTE, CPATSA; ANDRESSA DA CUNHA QUINTANA MARTINS, Bolsista DTI da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia; AMANDA KRISTINA SILVA, Universidade de Brasília, Estagiária da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Brasília, DF; THAÍS NICOLINI DE OLIVEIRA, Bolsista da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Brasília, DF; PATRICIA MESSEMBERG GUIMARAES, CENARGEN; ANA CRISTINA MIRANDA BRASILEIRO, CENARGEN.
Title: Protocolo de extração de RNA total de Arachis spp. e avaliação do efeito de contaminantes por meio de análises espectrofotométricas.
Publisher: Petrolina: Embrapa Semiárido, 2015.
Pages: 25 p.
Series/Report no.: (Embrapa Semiárido. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 121).
Language: pt_BR
Keywords: Protocolo
Extração de RNA.
Description: Apesar de as tecnologias hoje disponíveis para a avaliação da expressão gênica oferecerem métodos mais simplificados, automatizados e com maior reprodutibilidade, a extração de RNA total a partir de tecidos vegetais, principalmente daqueles ricos em metabólitos secundários, ainda é uma etapa crítica e muitas vezes limitante ao processo. Considerando-se o crescente número de estudos genômicos de leguminosas, em especial de amendoim, a quinta oleaginosa mais cultivada no mundo e importante fonte de proteínas, este trabalho teve como objetivos descrever um protocolo para a extração de RNA total a partir de folhas e raízes de Arachis spp. e fornecer um guia para a análise qualitativa de RNA total por espectrofotometria para a identificação de contaminantes presentes em amostras de Arachis spp. Para tanto, as amostras foram intencionalmente contaminadas com reagentes comumente utilizados em protocolos de extração de ácidos nucleicos. Os resultados revelaram que contaminações com álcool etílico, álcool isopropílico, clorofórmio ou Tris não alteraram a qualidade e a quantificação do RNA. Contaminações com fenol, tiocianato de guanidina, CTAB e BSA geraram anormalidades na quantificação. Esses resultados podem ser utilizados como referência na quantificação de RNA total de plantas pelo método de espectrofotometria para a detecção de anormalidades nas amostras e identificação de possíveis contaminantes.
Thesagro: Amendoim
Genética vegetal
Espectrofotometria
Ácido Nucléico.
NAL Thesaurus: Genetic resources
Arachis.
Data Documento: 2016-02-25
ISSN: 1808-9968
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BPD121.pdf5,97 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace