Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1038498
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Issue Date: 2015
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: MAY, A.
GONTIJO NETO, M. M.
PASSOS, A. M. A. dos
GRAVINA, G. de A.
SILVA, E. H. F. M. da
VANIN, A.
MENEZES, C. C. E.
Additional Information: ANDRE MAY, CNPMS; MIGUEL MARQUES GONTIJO NETO, CNPMS; ALEXANDRE MARTINS ABDAO DOS PASSOS, CPAF-RO; Geraldo de Amaral Gravina, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro; Evandro Henrique Figueiredo M. da Silva, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz; Alisson Vanin, Pesquisador do Centro Tecnológico COMIGO; Carlos César Evangelista Menezes, Pesquisador do Centro Tecnológico COMIGO.
Title: Cultivares de sorgo granífero em safrinha no Sudoeste Goiano.
Publisher: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2015.
Pages: 20 p.
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 129).
Language: pt_BR
Description: A definição de épocas de semeadura constitui uma importante tecnologia visando o alcance da sustentabilidade produtiva do sorgo. Objetivou-se avaliar, durante duas safras agrícolas, o desempenho agronômico de cultivares de sorgo em segunda safra na região do Sudoeste do Estado de Goiás. As cultivares 50A70, A9735R, BRS 330, AG 1080, 50A10 e A9721R foram avaliadas durante safrinha de 2013 e 2014 em duas épocas de semeadura (primeira e segunda quinzenas de fevereiro), em experimentos em delineamento de blocos casualizados com 4 repetições. Realizou-se a análise conjunta dos experimentos visando avaliar o comportamento das cultivares. Observaram-se comportamentos diferenciados dos genótipos de sorgo aos ambientes de produção. As maiores produtividades foram observadas na safra 2013/14, tendo nesse ano, em média, rendimentos 27% (1.355,7 kg ha-1) superiores ao segundo ano. O comportamento produtivo das cultivares foi variável conforme o ano de estudo e a época de semeio. Sendo que, no primeiro ano de estudo, as cultivares mais produtivas foram 50A70 (9.090,91 kg ha-1) e AG1080 (8.337,26 kg ha-1), para o semeio na primeira quinzena de fevereiro. Já no segundo ano de estudo, para a maioria das cultivares estudadas, as produtividades foram muito similares entre si.
Thesagro: Sorghum bicolor
Prática cultural
Época de semeadura
Produtividade
Híbrido
Year: 2016-02-25
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bol129.pdf1,46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace