Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1037209
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Rondônia - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2014
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: MARCOLAN, A. L.
ROCHA, R. B.
LAVIOLA, B. G.
RAMALHO, A. R.
SANTOS, A. R. dos
BATISTA, H. A. F.
Additional Information: ALAERTO LUIZ MARCOLAN, CPAF-RO; RODRIGO BARROS ROCHA, CPAF-RO; BRUNO GALVEAS LAVIOLA, CNPAE; ANDRE ROSTAND RAMALHO, CPAF-RO; Adriano Ramos dos Santos, FIMCA; Hilder Afonso Fraga Batista, FIMCA.
Title: Produtividade de grãos e crescimento de pinhão-manso sob diferentes doses de adubação NPK.
Publisher: Porto Velho: Embrapa Rondônia, 2014.
Series/Report no.: (Embrapa Rondônia. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 73).
Language: pt_BR
Keywords: Produção de grãos
Jatropha curcas L
Pinhão-manso.
Description: O pinhão-manso vem sendo prospectado para a produção de biodiesel pela qualidade do seu óleo e possibilidade de inserção na agricultura familiar. Considerado uma planta não domesticada, essa oleaginosa perene absorve elevada quantidade de nutrientes do solo, sendo sua reposição fundamental para a manutenção da produtividade ao longo do tempo. A adubação adequada tem efeito nos principais componentes de produção, tais como volume de copa, produtividade de grãos, tamanho de frutos e teor de óleo nos grãos. A falta ou o excesso de determinado nutriente prejudica o desenvolvimento das plantas, limitando a produtividade. O objetivo desse trabalho foi avaliar a produtividade de grãos e o crescimento do pinhão-manso sob diferentes doses de adubação NPK em clima tropical amazônico. O experimento foi conduzido no Município de Ariquemes, Rondônia, em um Latossolo VermelhoAmarelo distrófico, de textura argilosa. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, em esquema fatorial 4 x 3, com 3 repetições e 30 plantas por parcela. Sendo os tratamentos constituídos por quatro doses de adubação NPK (g planta-1 ): T1= 0-0-0, T2 = 25-30-20, T3 = 50-60-40 e T4 = 75-90-60 e três épocas de avaliação: 3º, 4º e 5º anos de cultivo. Foram avaliadas as características altura de planta, projeção e volume de copa e a produtividade de grãos nos anos de 2008, 2009 e 2010. Na ausência de adubação de cobertura, as plantas apresentaram aumento expressivo no volume de copa entre o 3º e o 4º anos de cultivo, porém não houve aumento na produtividade de grãos. A adubação de cobertura com 75 g de N, 90 g de P2O5 e 60 g de K2O por planta proporcionou o maior desenvolvimento de copa, porém propiciou redução da produtividade de grãos. A adubação de cobertura com 50 g de N, 60 g de P2O5 e 40 g de K2O por planta propiciou a maior produtividade de grãos.
Thesagro: Biocombustível.
Data Documento: 2016-02-16
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAF-RO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BPD73PinhaoManso.pdf447,67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace