Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1037107
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pantanal - Documentos (INFOTECA-E)
Date Issued: 2015
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: REIS, V. D. A. dos
BIJOS, G. N.
MENEGAZZO, M. A. D.
Additional Information: VANDERLEI DONISETI ACASSIO DOS REIS, CPAP; GUSTAVO NADEU BIJOS, CONFENAL; MÁRCIO ALEXANDRE DIÓRIO MENEGAZZO, DPDAG.
Title: Caderno de normas do regulamento de produção da indicação de procedência do mel do Pantanal.
Publisher: Corumbá: Embrapa Pantanal, 2015.
Pages: 17 p.
Series/Report no.: (Embrapa Pantanal. Documentos, 137).
Language: pt_BR
Keywords: Mel silvestre
Mel do Pantanal
Apis melífera.
Description: A apicultura é uma atividade produtiva do meio rural que pode ser desenvolvida em larga escala no Pantanal, devido à existência de extensas áreas que foram submetidas a reduzidas alterações antrópicas no processo de ocupação quando comparada com outras regiões do Brasil; apresentando ainda uma flora nativa muito variada, que pode proporcionar a produção de mel e de outros produtos apícolas em grandes quantidades. Tudo isso se traduz em um potencial econômico alternativo a ser desenvolvido na região pantaneira, principalmente se os produtos apícolas forem obtidos em sistemas de produção com maior agregação de valor como o sistema orgânico e/ou com de indicação de procedência, do que os similares do sistema convencional de produção. O ?Caderno de Normas do Regulamento de Produção da Indicação de Procedência do Mel do Pantanal? aqui apresentado é um sumário dos procedimentos mínimos que devem ser adotados para que a produção apícola obtida no Pantanal na área geográfica delimitada da indicação de procedência do ?Mel do Pantanal? nos estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, a qual é baseada no mapa de Biomas do Brasil do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possa ser certificada como estando em conformidade com esse protocolo. Por se tratar de um alimento saudável, com aplicações em diversas áreas relacionadas a saúde e ao bem estar humano, o mel é cada vez mais consumido por um público de maior poder aquisitivo e exigente em suas escolhas. Esta certificação vem somar e atribuir excelente reputação, valor e identidade própria ao Mel do Pantanal, além de distingui-lo de seus similares disponíveis no mercado. O apelo "ecologicamente correto" de um alimento que é produzido de forma harmônica à preservação ambiental e por pessoas da região agrega valor e diferencia o mel pantaneiro. Cabe destacar que a indicação geográfica (IG), um dos tipos de indicação de procedência registrado e emitido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que resultou na IG do Mel do Pantanal, é a primeira de uma região produtora de mel e também a primeira da região Centro-Oeste sendo um dos mais expressivos resultados de um processo oriundo da ação sinérgica de diversas instituições.
Thesagro: Mel
Abelha
Alimento animal
Apicultura
NAL Thesaurus: Honey
Apoidea.
Data Documento: 2016-02-16
ISSN: 1981-7223
Appears in Collections:Série Documentos (CPAP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DOC137.pdf527,99 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace