Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1035035
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Documentos (INFOTECA-E)
Issue Date: 2015
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: FLORES, P. S.
SANTOS, V. B. dos
SILVA, L. M. da
CAPISTRANO, M. da C.
Additional Information: PATRICIA SILVA FLORES, CPAF-AC; Vanderley Borges dos Santos, Universidade Federal do Acre; LUCIELIO MANOEL DA SILVA, CPAF-AC; Márcia da Costa Capistrano, Universidade Federal do Acre.
Title: Manual para teste de viabilidade e armazenamento de pólen e receptividade de estigma do amendoim forrageiro.
Publisher: Rio Branco: Embrapa Acre, 2015.
Pages: 23 p.
Series/Report no.: (Embrapa Acre. Documentos, 143).
Language: pt_BR
Keywords: Amendoim forrageiro
Melhoramento genético
Grão de pólen.
Description: Há quase três décadas, a Embrapa Acre desenvolve tecnologias com o objetivo de responder ao desafio de viabilizar sistemas de produção sustentáveis destinados à pecuária de corte e de leite, que sejam economicamente rentáveis e de reduzido impacto ambiental. Dentre essas tecnologias, destaca-se o uso do amendoim forrageiro (Arachis pintoi) para formação e melhoramento de pastagens de alta produtividade e qualidade. No entanto, apesar das vantagens do uso do amendoim forrageiro como pastagem, são encontrados poucos trabalhos na literatura voltados para estudos sobre os aspectos reprodutivos da espécie. Esses estudos são indispensáveis para se conhecer as condições necessárias visando maximizar as taxas de cruzamentos entre as plantas e garantir o sucesso das hibridações em programas de melhoramento genético. Esses fatores variam conforme a espécie e condições climáticas locais, principalmente no que se refere à umidade relativa do ar e regime térmico. Por esse motivo, metodologias de avaliação da viabilidade do pólen e receptividade do estigma do amendoim forrageiro têm sido desenvolvidas na Embrapa Acre. O presente documento traz protocolos detalhados para avaliação desses fatores, o que permitirá analisar o potencial reprodutivo de genótipos de A. pintoi. Adicionalmente, é descrito um método de armazenamento de grãos de polens para a espécie, o que confere maior flexibilidade quanto aos horários para polinização, bem como o intercâmbio, conservação e comercialização de materiais genéticos por meio de um banco de pólen.
Thesagro: Armazenamento
Leguminosa Forrageira
Pastagem
Pecuária
Reprodução.
NAL Thesaurus: Arachis pintoi.
Year: 2016-01-25
ISSN: 0104-9046
Appears in Collections:Série Documentos (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
25892.pdf3,16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace