Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1032911
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Documentos (INFOTECA-E)
Issue Date: 2015
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: FERREIRA, R. R. M.
AMARAL, E. F. do
COSTA, F. de S.
OLIVEIRA, T. K. de
Additional Information: ROGERIO RESENDE MARTINS FERREIRA, CPAFAC; EUFRAN FERREIRA DO AMARAL, CPAF-AC; FALBERNI DE SOUZA COSTA, CPAF-AC; TADARIO KAMEL DE OLIVEIRA, CPAF-AC.
Title: Calagem do solo e adubação no estado do Acre: uso atual e perspectivas futuras.
Publisher: Rio Branco: Embrapa Acre, 2015.
Pages: 35 p.
Series/Report no.: (Embrapa Acre. Documentos, 140).
Language: pt_BR
Keywords: Acre
Amazônia Ocidental.
Description: No Brasil, a agricultura familiar representa 85% dos estabelecimentos rurais, somando 38% do valor bruto da produção. No Acre, o uso da terra por produtores familiares baseia-se ainda, em grande parte, no processo de derruba e queima da floresta primária e/ou secundária (capoeira) seguido do plantio de culturas anuais, como arroz, milho, feijão e mandioca, por um período médio de 2 a 3 anos. Após esse período o produtor deixa a terra em pousio por 3 a 8 anos, enquanto novas áreas são desmatadas para utilização com culturas anuais. Para avançar no desenvolvimento da agricultura no Acre, são necessários muitos estudos sobre o uso da adubação, calagem e manejo dos solos, com o intuito de manter a fertilidade e as condições fisíco-químicas originais. Este trabalho objetiva sistematizar o conhecimento referente à fertilidade dos solos do Acre e nortear os desafios de futuras pesquisas sobre o manejo da correção de acidez e adubação dos solos dessa região da Amazônia. O Acre em função da ocorrência comum de solos eutróficos, de alta fertilidade natural quanto à presença de nutrientes, associada ao clima tropical úmido, possui potencial para o desenvolvimento de práticas conservacionistas. Essas práticas proporcionam melhoria das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, o que resulta em ganhos de produtividade dos componentes agrícola, agroflorestal, florestal e pecuário. Nesse contexto, o aumento da produtividade das áreas cultivadas do Estado do Acre dependerá da adequada avaliação da fertilidade do solo e da correta recomendação de adubação e calagem que deverá ser pautada em referenciais desenvolvidos e validados técnica e economicamente ao longo do tempo.
Thesagro: Adubação
Agricultura Familiar
Calagem
Fertilidade
Solo.
Year: 2016-01-05
ISSN: 0104-9046
Appears in Collections:Série Documentos (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
25840.pdf2,8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace