Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1030103
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2015
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: CORDEIRO, Z. J. M.
MELO, R. de C. C.
LEDO, C. A. da S.
Additional Information: ZILTON JOSE MACIEL CORDEIRO, CNPMF; RITA DE CÁSSIA CERQUEIRA MELO; CARLOS ALBERTO DA SILVA LEDO, CNPMF.
Title: Manejo da Sigatoka-Amarela da bananeira mediante consórcio de variedades resistente e suscetível.
Publisher: Cruz das Almas, BA: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2015.
Series/Report no.: (Embrapa Mandioca e Fruticultura. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 72)
Language: pt_BR
Keywords: Plant disease.
Description: A sigatoka-amarela, causada por Mycosphaerella musicola, é uma importante doença da bananeira e, como tal, requer ações de controle para garantir uma boa colheita. Para a produção em sistema orgânico, é importante o desenvolvimento de práticas de manejo adaptadas ao mesmo. O objetivo foi avaliar o efeito e definir a proporção ideal entre variedades resistentes e suscetíveis de forma a oferecer o melhor controle para a sigatoka-amarela na variedade suscetível. O trabalho foi conduzido no campo experimental da Embrapa Mandioca e Fruticultura (CNPMF), no período de abril de 2009 a abril de 2011, estabelecido em delineamento inteiramente casualizado, utilizando-se duas variedades de bananeira: ?BRS Tropical? (resistente à sigatoka-amarela) e ?Prata Anã? (suscetível à sigatoka-amarela), distribuídas ao acaso em seis parcelas com 30 plantas, representando seis tratamentos, sendo cinco com diferentes proporções de mistura da variedade resistente com a suscetível e um composto apenas de plantas da variedade suscetível, constituindo a testemunha. Foram coletadas informações de crescimento das plantas, número de folhas, produção e severidade da doença, convertido para índice de doença. As avaliações foram realizadas mensalmente, a partir do terceiro mês após o plantio, cobrindo o primeiro e o segundo ciclos de produção. Os resultados indicam que o sistema pode se Manejo da sigatoka-amarela da bananeira mediante consórcio de variedades resistente e suscetível Zilton José Maciel Cordeiro Rita de Cássia Cerqueira Melo Carlos Alberto da Silva Ledo constituir numa forma alternativa de manejo para a sigatoka-amarela da bananeira, útil especialmente para pequenas propriedades rurais e em sistemas orgânicos de produção. A recomendação para o melhor manejo da sigatoka-amarela na variedade suscetível é fazer o cultivo entre variedade resistente e suscetível na proporção 1:1 (uma planta suscetível para cada planta resistente).
Thesagro: Banana
Doença de planta
Data Documento: 2015-12-01
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BoletimPesquisa7224414PublicaZilton.pdf818,24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace