Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1029514
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E)
Issue Date: 2015
Type of Material: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E)
Authors: ANDRADE, C. M. S. de
ZANINETTI, R. A.
FERREIA, A. S.
Additional Information: CARLOS MAURICIO SOARES DE ANDRADE, CPAF-AC; Rean Augusto Zaninetti, Universidade Federal do Acre; Aliedson Sampaio Ferreira, Bolsita CNPq/FAPAC.
Title: Cipó-cururu (Stigmaphyllon sinuatum (DC) A.Juss.).
Publisher: In: MANEJO de plantas daninhas em pastagens da Amazônia. Rio Branco: Embrapa Acre, 2015.
Pages: 3 p.
Language: pt_BR
Keywords: Planta daninha
Cipó-cururu
Stigmaphyllon sinuatum
Rio Branco (AC)
Acre
Amazônia Ocidental.
Description: O cipó-cururu é uma planta trepadeira lenhosa (liana) perene, pertencente à família Malpighiaceae, de ocorrência natural em toda a Amazônia Brasileira (MAMEDE, 2015). Em pastagens, apresenta-se na forma de moitas com até 2 m de altura. Suas folhas opostas possuem coloração verde-brilhante, mais escura quando maduras. Os ramos são pubescentes quando novos. As flores são amarelas e os frutos possuem duas sâmaras, cada uma com uma semente (ANDERSON, 1997). No Acre, a floração e frutificação foram registradas entre julho e agosto. O cipó-cururu é uma planta daninha de ocorrência muito comum em pastagens cultivadas no leste do Acre. Forma moitas densas que competem com o pasto por luz, embora não seja uma planta de propagação muito agressiva. É considerada uma das plantas daninhas de mais difícil controle na região, devido à serosidade de suas folhas, que dificulta a absorção foliar dos herbicidas, e à excelente capacidade de regeneração por estruturas subterrâneas. Não há relato de causar toxidez para o gado.
Thesagro: Controle Químico
Herbicida
Pastagem
Pecuária.
Year: 2015-11-25
Appears in Collections:Folder / Folheto / Cartilha (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
25798.pdf3,11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace