Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1026123
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2015
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: CHAVES, A. R. de M.
PINTO, J. M.
AIDAR, S. de T.
Additional Information: AGNALDO RODRIGUES DE MELO CHAVES, CPATSA; JOSE MARIA PINTO, CPATSA; SAULO DE TARSO AIDAR, CPATSA.
Title: Trocas gasosas e produtividade de meloeiros cultivados sob agrotêxteis e a leno sol.
Publisher: Petrolina: Embrapa Semiárido, 2015.
Pages: 21 p.
Series/Report no.: (Embrapa Semiárido. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 120).
Language: pt_BR
Keywords: Melão amarelo
Semiárido
Pigmentos
Eficiência no uso da água
Transpiração
Condutância estomática
Melon.
Description: Com este trabalho, objetivou-se avaliar variáveis fisiológicas e a produtividade em plantas de melão cultivadas sob agrotêxteis ranco e verde e a pleno sol. Foram realizadas medidas de trocas gasosas, teor de pigmentos, área foliar específica (AFE) e a produção de frutos comerciais. As medidas de trocas gasosas foram realizadas em quatro horários tanto no dia 25 de setembro de 2012, 1 dia antes de se retirar o agrotêxtil, quanto no dia 26 setembro de 2012, 1 dia após a retirada do agrotêxtil. No primeiro dia de medição, nas plantas cultivadas a pleno sol, observaram-se maiores valores de A, gs e razão Ci/Ca às 8h30, com posterior diminuição destas variáveis ao longo do dia, com valores similares de A e gs nas plantas cultivadas sob agrotêxtil branco e/ou verde. A eficiência instantânea do uso da água (A/E) apresentou diminuição ao longo dos 2 dias de avaliação, para todos os tratamentos. A produção das plantas cultivadas sob o agrotêxtil branco foi 12,53% e 35,15% maior do que as cultivadas sob o agrotêxtil verde e a pleno sol respectivamente, enquanto a produção das plantas cultivadas sob o agrotêxtil verde foi 20,53% maior do que a pleno sol. Os resultados indicaram que, além de proporcionar o controle de pragas, a presença de agrotêxteis na fase inicial da cultura do melão pode proporcionar uma melhor interação plantamicroclima, potencializando as condições de hidratação necessárias para a expansão foliar coerente com maiores taxas de transpiração e de absorção de nutrientes da solução do solo capazes de contribuir para uma maior produtividade.
Thesagro: Melão
Fruta cucurbitácea
Cultivo Protegido
Cucumis Melo
Fotossíntese.
NAL Thesaurus: Water use efficiency.
Data Documento: 2015-10-08
ISSN: 1808-9968
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BPD120.pdf7,43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace