Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1020186
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Documentos (INFOTECA-E)
Date Issued: 2015
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: MENEZES, C. B. de
Additional Information: CICERO BESERRA DE MENEZES, CNPMS.
Title: Sorgo granífero: estenda sua safrinha com segurança.
Publisher: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2015.
Pages: 65 p.
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Documentos, 176).
Language: pt_BR
Notes: Autores: Alexandre Ferreira da Silva, Álvaro Vilela de Resende, André May, Antônio Marcos Coelho, Cicero Beserra de Menezes, Dagma Dionisia da Silva, Emerson Borghi, Evandro Chartuni Mantonvani, Flávio Dessaune Tardin, Flávia Cristina dos Santos, Ivan Cruz, José Avelino Santos Rodrigues, Luciano Viana Cota, Marco Aurélio Guerra Pimentel, Miguel Marques Gontijo Neto, Paulo Afonso Viana, Robert Eugene Schaffert, Rodrigo Veras da Costa, Rubens Augusto de Miranda, Simone Martins Mendes.
Description: O sorgo (Sorghum bicolor L. Moench) está entre os cereais mais plantados no mundo, destacando-se pela sua maior tolerância ao estresse hídrico quando comparado a outras culturas. Em termos mercadológicos, o cultivo de sorgo granífero em sucessão às culturas de verão, principalmente a soja, na chamada ?safrinha? tem contribuído para a oferta sustentável de grãos de baixo custo para a agroindústria de rações e permitido o cultivo deste grão em épocas mais tardias onde o volume de chuvas esperado não é suficiente para a cultura do milho. Outra vantagem do sorgo é sua baixa suscetibilidade à micotoxinas (problema comum no milho), o que confere a este cereal grande aceitação para composição de rações para animais domésticos, suínos e aves. Nesse documento, apresentamos recomendações técnicas atuais de cultivo de sorgo granífero, visando levar ao produtor informações que possam aumentar a produtividade do sorgo na safrinha, tais como épocas de semeadura, espaçamento, cultivares, adubação, manejo de plantas daninhas, manejo de doenças e insetos, colheita e armazenamento. Um objetivo especial desse documento é ratificar ao produtor que o sorgo, como qualquer outra cultura agrícola, é exigente em nutrientes e responde intensamente a incrementos na melhoria da fertilidade do solo.
Thesagro: Sorghum bicolor
Produtividade
Prática cultural
Adubação
Doença de planta
Praga de planta
Controle químico
Colheita
Data Documento: 2015-07-21
Appears in Collections:Série Documentos (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
doc176.pdf5,46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace