Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1016756
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2014
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: GALDINO, S.
ARAUJO, L. S. de
SILVA, G. B. S. da
NOGUEIRA, S. F.
PEREIRA, K. C.
Additional Information: SERGIO GALDINO, CPAP; LUCIANA SPINELLI DE ARAUJO, CNPM; GUSTAVO BAYMA SIQUEIRA DA SILVA, CNPM; SANDRA FURLAN NOGUEIRA, CNPM; Karla Conceição Pereira, Pesquisadora, Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio.
Title: Modelagem da erosão aplicada ao planejamento conservacionista do solo em Pastagens de Pindamonhangaba (SP).
Publisher: Campinas: Embrapa Monitoramento por Satélite, 2014.
Pages: 24 p.
Series/Report no.: (Embrapa Monitoramento por Satélite. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 28).
Language: pt_BR
Keywords: Perda de solo
USLE
Soil loss
RUSLE.
Description: A degradação das pastagens é um dos maiores problemas enfrentados pela pecuária brasileira, e constitui atualmente uma questão prioritária do governo federal. A partir da estimativa geoespacializada da perda de solo atual e para encontrar alternativas de uso das terras em áreas de pastagens localizadas no Município de Pindamonhangaba, SP, foi avaliado o efeito do manejo e de práticas conservacionistas do solo sobre a erosão hídrica. Para a obtenção da perda de solo, foram considerados: erosividade das chuvas, erodibilidade dos solos, efeito do comprimento e grau de declive das encostas, uso do solo e manejo da cobertura vegetal, e implementação ou não de terraceamento. Também foi avaliado o efeito da transformação de áreas declivosas em áreas de mata. A estimativa da perda média de solo em áreas de pastagens no ano de 2012 foi de 6,37 Mg ha-1 ano-1. Foi observada em 86,9% dessas áreas uma perda de solo abaixo do tolerável. As análises de valores médios e da tolerância de perda de solo para a situação atual foram comparadas aos diferentes tipos de manejo das pastagens, com ou sem uso de práticas conservacionistas do solo, e evidenciam, de forma contundente, a importância da recuperação de áreas de pastagens para a redução do risco de erosão hídrica do solo.
Thesagro: Sensoriamento Remoto
Sistema de Informação Geográfica.
NAL Thesaurus: geographic information systems
remote sensing.
Data Documento: 2015-05-29
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
02314.pdf17,3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace