Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1015352
Title: GIRASSOL: uma fonte de energia do campo: programa 18: Centro-Oeste/Sudeste.
Date Issued: 2008
Citation: In: PROGRAMA Prosa Rural: Centro-Oeste/Sudeste: junho. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica; Parnamirim: Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte-EMPARN, 2008.
Description: Além de ser uma bela planta ornamental, o girassol fornece produtos que têm diferentes usos: de cada tonelada de semente se extraem, em média, 400 kg de óleo, 250 kg de cascas e 350 kg de torta para os animais (com 45% a 50% de proteína bruta) e a planta inteira pode ser utilizada como forragem de excelente qualidade. O girassol é a quarta oleaginosa mais consumida no mundo, depois da soja, da palma e da canola. As sementes apresentam, em média, 40% de óleo, havendo híbridos que produzem quantidades superiores a 50%. É no girassol que encontramos um dos óleos vegetais de melhor qualidade nutricional. Este óleo também vem sendo indicado para a produção de biocombustíveis – aqueles produzidos a partir de fontes renováveis de energia, como as plantas. Os biocombustíveis apresentam-se como alternativas aos chamados combustíveis fósseis, como a gasolina e o óleo diesel – derivados do petróleo, fonte esgotável de energia. Entre as plantas que podem ser cultivadas para a produção de biocombustível, o girassol apresenta algumas vantagens, como explica o pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Ivênio Rubens de Oliveira: “O girassol tem um sistema de produção já definido e conhecido. Outra característica positiva é que ele dá uma proporção de um pra um, isto é, para cada quilo de óleo também se produz um quilo de torta, que é o resíduo dos grãos que pode ser prontamente usado no trato dos animais”. No contexto atual, em que o interesse por biococmbustíveis é grande, o produtor pode contar com incentivos que facilitam o início e a manutenção de cultivos de girassol em pequenas propriedades. No Rio Grande do Norte, por exemplo, o governo do estado implantou um programa de agronegócio familiar cujo objetivo é produzir biodiesel a partir de plantas oleaginosas, sobretudo o girassol e o algodão. A Emparn (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte) vem promovendo a qualificação de agricultores familiares interessados no cultivo do girassol. “Com a promoção de dias de campo, palestras, treinamentos, cursos e excursões aos campos experimentais os produtores verificam ao vivo como se faz o plantio e tiram suas dúvidas com os pesquisadores”, explica Francisco das Chagas Ávila Paz, técnico da Emparn.
Thesagro: Girassol
Campo
Planta ornamental
Torta
Forragem
Biocombustível
Keywords: Oleaginosa
Agronegócio familiar
Notes: Programa de rádio.
Type of Material: Gravações de som
Access: openAccess
Appears in Collections:Prosa Rural / Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE)

Files in This Item:
File SizeFormat 
ArquivoMP3Girassolfontedeenergianocampo1.mp37,08 MBUnknownView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace