Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1013872
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Rondônia - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2012
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: COSTA, J. N. M.
AZEVEDO, T. A. de
VIEIRA JUNIOR, J. R.
ROCHA, R. B.
RAMALHO, A. R.
MARCOLAN, A. L.
Additional Information: JOSE NILTON MEDEIROS COSTA, CPAF-RO; Tiago Araújo de Azevedo, Engenheiro Agrônomo; JOSE ROBERTO VIEIRA JUNIOR, CPAF-RO; RODRIGO BARROS ROCHA, CPAF-RO; ANDRE ROSTAND RAMALHO, CPAF-RO; ALAERTO LUIZ MARCOLAN, CPAF-RO.
Title: Efeito de clones de café Conilon BRS Ouro Preto e adubação na infestação de bicho-mineiro (Leucoptera coffeella).
Publisher: Porto Velho: Embrapa Rondônia, 2012.
Series/Report no.: (Embrapa Rondonia. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 70).
Language: pt_BR
Keywords: Café Conilon
Conilon BRS Ouro Preto
Bicho-mineiro
Cultivar.
Description: O objetivo do trabalho foi quantificar o nível de infestação do bicho-mineiro, nos terços inferiores, médios e superiores, em clones distintos de café Conilon submetidos a três níveis de adubação. O trabalho foi realizado no campo experimental da Embrapa Rondônia. A área experimental foi composta por 15 clones. Foram amostradas quatro plantas de cada parcela experimental, de uma fileira de dez plantas. Foi retirada uma folha do terceiro par de folhas de uma rama escolhida ao acaso de cada face da planta dos terços inferior, médio e superior. Verificou-se a existência de variância significativa somente para interação adubação x clones para as variáveis número de folhas lesionadas em todos os terços do cafeeiro (inferior, médio e superior) e porcentagem de lesões por folha no terço médio de planta atacada por bicho-mineiro. Os clones submetidos à adubação, M703 e M155, foram menos afetados pelo bicho-mineiro, diferindo estatisticamente dos demais. O número médio 0,58 e 0,38 de folhas lesionadas no terço superior dos clones M703 e M155, corresponde a 7,25% e 4,75%, respectivamente, de folhas atacadas pela praga nesta posição da planta. O bicho-mineiro ocorreu em todos os clones de café Conilon avaliados, independentemente de terem sido adubados ou não. Os clones só responderam diferencialmente entre si quando foram adubados. Nesta condição os clones M703 e M155 apresentaram infestação de bicho-mineiro abaixo do nível de controle.
Thesagro: Leucoptera Coffeella.
Data Documento: 2015-04-22
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAF-RO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bpd70cafe.pdf175,64 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace