Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1012770
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2014
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: GIONGO, V.
BRANDÃO, S. da S.
SANTANA, M. da S.
COSTA, N. D.
MENDES, A. M. S.
YURI, J. E.
PETRERE, C.
Additional Information: VANDERLISE GIONGO, CPATSA; SHEILA DA SILVA BRANDÃO, Mestranda em Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Vale do São Francisco; MÔNICA DA SILVA SANTANA, Mestranda em Tecnologias Energéticas e Nucleares da Universidade Federal de Pernambuco; NIVALDO DUARTE COSTA, CPATSA; ALESSANDRA MONTEIRO SALVIANO MENDES, CPATSA; JONY EISHI YURI, CPATSA; CIRO PETRERE, Codevasf - 6ª SR, Juazeiro-BA.
Title: Sistema plantio direto de meloeiro com coquetéis vegetais em Vertissolo no Semiárido.
Publisher: Petrolina: Embrapa Semiárido, 2014.
Pages: 26 p.
Series/Report no.: (Embrapa Semiárido. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 117).
Language: pt_BR
Keywords: Cucunis melo
Coquetel vegetal.
Description: O melão (Cucumis melo L.) é uma cultura de grande importância econômica para o Brasil, sendo a terceira fruta fresca mais exportada no país. O cultivo do meloeiro está em expansão nos estados de Pernambuco e Bahia. Entretanto, o sistema de cultivo atualmente preconizado envolve o intensivo preparo do solo com a utilização de arações, gradagens e o preparo de camalhões. Tais práticas de manejo aceleram o processo de degradação do solo e favorecem a salinização das áreas de cultivo. Práticas conservacionistas como a utilização de culturas de cobertura e o reduzido revolvimento do solo são incorporadas ao conceito de sistema plantio direto. Para ajustar um modelo tecnológico de sistema plantio direto de meloeiro, em Vertissolos para o Vale do São Francisco, e para compor o sistema de rotação de cultivos para esta hortaliça, estão sendo conduzidos experimentos de longa duração, utilizando-se coquetéis vegetais e dois sistemas de preparo do solo. Para monitorar as alterações no sistema solo-planta, avaliaram-se atributos de solo e de planta. A fase inicial do experimento permite inferir que a adoção do sistema plantio direto não alterou a produtividade, com indicação de se tornar uma tecnologia promissora para o cultivo sustentável da cultura do melão.
Thesagro: Melão
Adubação verde
Matéria orgânica
Manejo do solo
Carbono
Nutriente.
NAL Thesaurus: Organic matter
Melons
Green manures.
Data Documento: 2015-04-06
ISSN: 1808-9968
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BPD117.pdf1,37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace