Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1012069
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2014
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: COSTA, R. V. da
SILVA, D. D. da
COTA, L. V.
PARREIRA, D. F.
ZAMBOLIM, L.
GOMES, E. A.
LANA, U. G. de P.
NEVES, W. dos S.
FIGUEIREDO, J. E. F.
Additional Information: RODRIGO VERAS DA COSTA, CNPMS; DAGMA DIONISIA DA SILVA, CNPMS; LUCIANO VIANA COTA, CNPMS; DOUGLAS FERREIRA PARREIRA, BOLSISTA; LAERCIO ZAMBOLIM, UFV; ELIANE APARECIDA GOMES, CNPMS; UBIRACI GOMES DE PAULA LANA, CNPMS; WANIA DOS SANTOS NEVES, EPAMIG; JOSE EDSON FONTES FIGUEIREDO, CNPMS.
Title: Diversidade genética estimada através de marcadores ISSR de Colletotrichum graminicola no Brasil.
Publisher: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2014.
Pages: 23 p.
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 113).
Language: pt_BR
Keywords: Variabilidade genética
UPGMA
Description: A antracnose do milho causada pelo fungo Colletotrichum graminicola é uma das principais doenças da cultura no Brasil e no mundo, atacando praticamente todas as partes da planta. Neste trabalho foi avaliada a variabilidade genética de 95 isolados monospóricos de C. graminicola, provenientes dos estados brasileiros de Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. O DNA de cada isolado foi amplificado via PCR, utilizando-se 15 primers ISSR (do inglês, inter-simpled sequence repeat) como marcadores moleculares. Os fragmentos de DNA gerados pelo PCR-ISSR foram avaliados por eletroforese em gel de agarose com a visualização da posição das bandas formadas nos géis. Do total de 15, nove primers foram selecionados em função do maior grau de polimorfismo gerado. Bandas de mesmo peso molecular, em indivíduos diferentes, foram consideradas idênticas e designadas em função da ausência (0) e presença (1) no gel, gerando-se uma matriz de dados analisada em um dendrograma pelo método UPGMA. Ao analisar o dendrograma foi traçada uma linha divisória no valor da distância de dissimilaridade de 0,3 dividindo os isolados em 7 grupos. Baseado nos resultados foi possível concluir que a variabilidade genética entre os isolados de C. graminicola é alta, sendo os marcadores ISSR eficazes na determinação de sua variabilidade. Os isolados utilizados no presente trabalho não apresentam estruturação geográfica em relação ao local de coleta e parte da planta.
Thesagro: Marcador molecular
Antracnose
Zea mays
Doença de planta
NAL Thesaurus: Plant diseases and disorders
Anthracnose
Data Documento: 2015-03-25
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bol113.pdf1,73 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace