Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1009965
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pantanal - Documentos (INFOTECA-E)
Date Issued: 2014
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: SOARES, M. T. S.
OLIVEIRA, M. D. de
CALHEIROS, D. F.
SANTOS, S. A.
LIMA, H. P. de
Additional Information: MARCIA TOFFANI SIMAO SOARES, CPAP; MARCIA DIVINA DE OLIVEIRA, CPAP; DEBORA FERNANDES CALHEIROS, DGP; SANDRA APARECIDA SANTOS, CPAP; HELANO POVOAS DE LIMA, CNPTIA.
Title: Protocolo: Índice de Conservação de Corpos de Água Naturais (ICA) para a Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS).
Publisher: Corumbá: Embrapa Pantanal, 2014.
Pages: 22p.
Series/Report no.: (Embrapa Pantanal. Documentos, 128).
Language: pt_BR
Keywords: Recursos hídricos
Indicadores.
Description: Este documento apresenta o protocolo para obtenção do ?Índice de Conservação de Corpos de Água Naturais ? ICA?, uma ferramenta que possibilita caracterizar e monitorar a situação da propriedade rural pantaneira no tocante à conservação dos seus corpos d?água naturais e entorno. O ICA, bem como o presente Protocolo foram obtidos a partir de um trabalho mais amplo de elaboração do programa ?FPS ? Fazenda Pantaneira Sustentável?, construído com o uso de critérios de sustentabilidade econômica, social e ambiental, e fundamentado na necessidade de adoção de práticas de uso dos recursos naturais com base no conhecimento das interações entre o sistema produtivo e os processos ecológicos que regem os ecossistemas ao qual pertence. Esperamos que a ferramenta aqui apresentada estimule o uso crescente de práticas de manejo sustentáveis nas fazendas pantaneiras, contribuindo para a gestão de seus recursos e a valoração de seus múltiplos produtos que são ofertados à sociedade.
Thesagro: Hidrologia
Manejo de Água.
Data Documento: 2015-02-26
ISSN: 1981-7223
Appears in Collections:Série Documentos (CPAP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DOC128.pdf997,69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace