Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1009515
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Documentos (INFOTECA-E)
Date Issued: 2014
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: MIRANDA, R. A. de
LÍCIO, A. M. A.
PURCINO, A. A. C.
PAULINELLI, A.
PARENTONI, S. N.
DUARTE, J. de O.
GONTIJO NETO, M. M.
LANDAU, E. C.
QUEIROZ, V. A. V.
OLIVEIRA, I. R. de
Additional Information: RUBENS AUGUSTO DE MIRANDA, CNPMS; ANTONIO MARTINHO ARANTES LICIO, Consultor da Abramilho; ANTONIO ALVARO CORSETTI PURCINO, CNPMS; ALYSSON PAULINELLI, Abramilho; SIDNEY NETTO PARENTONI, CNPMS; JASON DE OLIVEIRA DUARTE, CNPMS; MIGUEL MARQUES GONTIJO NETO, CNPMS; ELENA CHARLOTTE LANDAU, CNPMS; VALERIA APARECIDA VIEIRA QUEIROZ, CNPMS; IVENIO RUBENS DE OLIVEIRA, CNPMS.
Title: Diagnóstico dos problemas e potencialidades da cadeia produtiva do milho no Brasil.
Publisher: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2014.
Pages: 102 p.
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Documentos, 168).
Language: pt_BR
Description: Atualmente, o milho é a maior cultura agrícola do mundo e o futuro reserva um papel ainda mais importante para o cereal. O crescimento da renda de países emergentes tem levando ao aumento de consumo mundial de proteína animal, mercado no qual o milho se destaca como principal insumo das rações. Assim, mesmo sem considerar as potencialidades do etanol de milho, o fato é que o mundo demandará ainda mais o cereal nas próximas décadas. Segundo as estimativas realizadas no estudo, o mundo deve demandar 385 milhões de toneladas adicionais de milho em 2020, quando comparados a 2010. O presente documento teve por objetivo de investigar essa demanda potencial de milho no mundo e discutir as possibilidades do Brasil suprir parte desse montante adicional. Nesse sentido entende-se que há quatro pontos chaves fundamentais para o aumento da produção de milho no Brasil, que são: a) áreas novas potenciais; b) áreas potenciais para plantio de segunda safra; c) incorporação de pastagens degradas e Integração Lavoura Pecuária Floresta (iLPF); d) acréscimo de produtividade em áreas que estão abaixo da média nacional e regional. A partir de indicativos recebidos em reuniões realizadas com diversos stakeholders em regiões produtoras e consumidoras de milho no Brasil, estabeleceu-se 9 (nove) áreas que devem ser agraciadas com ações publicas: i) Irrigação; ii) Logística de Armazenagem e Estoques; iii) Logística de transporte; iv) Pesquisa, Desenvolvimento &Inovação; v) Assistência Técnica; vi) Seguro Agrícola; vii) Crédito Rural Orientado; viii) Patrulhas mecanizadas; ix) Outras políticas.
Thesagro: Milho
Zea mays
Produção
Demanda
Data Documento: 2015-02-24
Appears in Collections:Série Documentos (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
doc168.pdf5,22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace