Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1008276
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorNASCIMENTO, E. F. do
dc.contributor.authorBASSOI, L. H.
dc.contributor.authorRABELLO, L. M.
dc.date.accessioned2024-04-16T13:07:53Z-
dc.date.available2024-04-16T13:07:53Z-
dc.date.created2015-02-10
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationIn: BERNARDI, A. C. de C.; NAIME, J. de M.; RESENDE, A. V. de; BASSOI, L. H.; INAMASU, R. Y. (Ed.). Agricultura de precisão: resultados de um novo olhar. Brasília, DF: Embrapa, 2014.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1008276-
dc.descriptionPara a aplicabilidade da agricultura de precisão, torna-se imprescindível o desenvolvimento de metodologias capazes de reduzir o número de amostragens no campo, de forma que possa garantir a confiabilidade dos mapas gerados sobre a variabilidade espacial dos atributos do solo. Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar as diferentes zonas homogêneas da condutividade elétrica aparente do solo (CEa), obtidas em função das várias densidades amostrais e sua relação com a umidade do solo. O estudo foi realizado em um pomar de 1,6 ha de videira cv. Thompson Seedless irrigado por microaspersão no município de Petrolina-PE. Para a avaliação da CEa foi utilizado um medidor portátil, que possibilitou a avaliação nas camadas de solo de 0-0,40 m e 0-0,80 m. Os dados das coletas realizadas em 2012 e 2013 foram submetidos à análise geoestatística, interpolação por krigagem e geração de mapas de contorno, os quais auxiliaram na delimitação e avaliação das diferentes zonas homogêneas, geradas a partir de diferentes densidades de amostragem (820, 410, 180, 90 e 45 pontos). Os resultados mostram que foi possível definir o número de amostras necessárias para delimitar com confiabilidade as zonas homogêneas e auxiliar o produtor na tomada de decisão quanto ao manejo de solo.
dc.formatil. color.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectGeoestatística
dc.subjectSemiárido
dc.subjectCondutividade elétrica do solo
dc.titleDefinição da malha de amostragem da condutividade elétrica do solo para obtenção de zonas de manejo em pomar de videira.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroUva
dc.subject.thesagroSolo
dc.subject.thesagroSolo Arenoso
dc.subject.nalthesaurusSoil
dc.subject.nalthesaurusGrapes
dc.format.extent2p. 413-420
riaa.ainfo.id1008276
riaa.ainfo.lastupdate2024-04-16
dc.contributor.institutionELIEL FERREIRA DO NASCIMENTO, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA; LUIS HENRIQUE BASSOI, CPATSA; LADISLAU MARCELINO RABELLO, CNPDIA.
Aparece en las colecciones:Capítulo em livro técnico (CPATSA)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace