Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1007887
Research center of Embrapa/Collection: Área de Informação da Sede - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2009
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: MARTHA JUNIOR, G. B.
MUELLER, C. C.
ALVES, E. R. de A.
VILELA, L.
Additional Information: GERALDO BUENO MARTHA JUNIOR, CECAT; CHARLES CURT MUELLER, UNB; ELISEU ROBERTO DE ANDRADE ALVES, DE-PR; LOURIVAL VILELA, CPAC.
Title: Análise ex-ante do desempenho econômico-financeiro de alternativas de integração lavoura-pecuária no Triângulo Mineiro e no Sudoeste goiano.
Publisher: Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2009.
Pages: 26 p.
Series/Report no.: (Embrapa Cerrados. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 262).
Language: pt_BR
Keywords: Integração lvoura-pecuária
Description: Objetivos e pressões econômicas, políticas e ambientais serão, de modo crescente, importantes drivers para a adoção de tecnologia. Os sistemas de integração lavoura-pecuária têm sido propostos como solução tecnolíogica para atender critérios de sustentabilidade, mas tal assertiva tem se baseado fortemente em indicadores agronômicos e ambientais. Nesta publicação, explorou-se o desempenho econômico e do investimento nesses sistemas mistos. O risco foi preliminarmente acessado por meio de variações no rendimento da lavoura e nas taxas de lotação. Considerando coeficientes técnicos gerados pela pesquisa e observações de campo, a preços de mercado do último trimestre de 2008, os sistemas de integração lavoura-pecuária com elevado uso de insumos apresentaram desempenho econômico e retorno ao investimento positivos. A elevada demanda por capital, particularmente para a aquisição de animais em recria para a engorda - que podem representar cerca de 50% dos custos totais de produção - é vista como uma das principais restrições para a ampla adoção desses sistemas mistos. A mensuração acurada das interações entre os componentes lavoura e animal, para permitir uma melhor tomada de decisão, não viesada, é etapa-chave a ser perseguida. O desempenho de mecanismos financeiros inovadores, incluindo a disponibilidade de financiamento para animais em recria e, eventualmente, algum mecanismo de pagamento por serviços ambientais, considerando diferentes escalas de propriedade rural e condições ecológicas, é essencial para alavancar a adoção em larga escala de sistemas de integração lavoura-pecuária.
Thesagro: Sistema de produção
Custo de produção
Data Documento: 2015-02-05
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (AI-SEDE) / Embrapa Informação Tecnológica (SCT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bolpd262.pdf2,59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace